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Qualificação académica dos pais e autonomia vocacional dos jovens
dc.contributor.author | Costa, José Carlos Gomes da | |
dc.date.accessioned | 2017-02-20T18:37:05Z | |
dc.date.available | 2017-02-20T18:37:05Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | A capacidade dos jovens para tomarem decisões quanto ao seu futuro vocacional está associada com a sua autonomia, nomeadamente com o grau de separação em relação aos pais que lhes permite construir uma identidade projetiva, isto é, projetarem-se no futuro e idealizarem para si próprios um percurso educativo e uma meta vocacional. Este estudo procura investigar se a autonomia dos jovens, enquanto capacidade para estes se diferenciarem dos seus pais, está associada com o nível de formação académica destes últimos. O método compreendeu uma amostra de 575 sujeitos (236 rapazes e 339 raparigas), com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos, estudantes no Ensino Superior. Para a avaliação da autonomia recorreu-se ao Inventário de Separação Psicológica (Almeida, Dias e Fontaine, 1996) e para a avaliação do nível de formação académica dos pais foi utilizado um questionário de dados sociodemográficos. Os resultados demonstram que o nível de formação académica dos pais (quer do pai, quer da mãe) se associa com a autonomia ideológica dos jovens, mas não com a sua autonomia funcional e emocional. Estes resultados permitem concluir que o nível de formação académica dos pais parece ter um efeito potenciador da autonomia ideológica nos filhos, o que vem apoiar a ideia de que os recursos e as aptidões sociais que os diferentes grupos da população possuem condicionam as diversas modalidades de socialização. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.105-116). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5283 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - INSTITUTO UNIVERSITÁRIO | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Inexistente | pt_PT |
dc.title | Qualificação académica dos pais e autonomia vocacional dos jovens | pt_PT |
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