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“Para lá do jogo: O retiro nos videojogos”

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorJuhos, Csongor
dc.contributor.authorSilva, Ana Maria Evangelista da
dc.date.accessioned2023-03-31T15:21:29Z
dc.date.available2023-03-31T15:21:29Z
dc.date.issued2022-12-28
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínicapt_PT
dc.description.abstractOs videojogos são um elemento cada vez mais presente no quotidiano da população mundial; a sua transversalidade em termos de idade, os seus inúmeros elementos atrativos e a sua enorme variedade contribuem para a tendência crescente deste fenómeno. Posto isto, torna-se pertinente explorar em maior detalhe uma atividade que pode funcionar como meio de camuflar o sofrimento psicológico de um sujeito. Objetivo: Este estudo tem como objetivo explorar a possibilidade dos videojogos constituírem uma fuga defensiva, simulando a retirada primitiva numa experiência partilhada. Método: No sentido de explorar este objetivo, foram elaboradas um conjunto de 6 entrevistas a um único sujeito, posteriormente transcritas e analisadas de acordo com a análise temática. Resultados: Os dados recolhidos demonstram que a hipótese considerada pode ser sustentada, embora as limitações do estudo, trata-se de uma observação plausível de maior elaboração.pt_PT
dc.description.abstractASTRACT: Videogames are an element more and more prevalent in everyday life; there are no age boundaries, there is a huge diversity and a number of attractive elements that assure a growing tendency of this phenomena. For that, it is pertinent further elaboration of the possibility of gaming being used as a form of hiding from psychological suffering. Objective: this study objective is to explore the possibility of videogames being an elaboration of a defensive mechanism, a simulation of a psychic retreat in a shared experience. Method: in order to explore the previous possibility a total of 6 interviews were conducted to a subject. These interviews were then transcribed and codified, according to the thematic analysis method. Results: the retrieved data shows that the hypothesis of videogames being a psychic retreat can be considered, although the limitations of this study, these considerations are worth further elaboration.pt_PT
dc.identifier.tid203175565pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9097
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectVideojogospt_PT
dc.subjectAdição aos videojogospt_PT
dc.subjectRetirada primitivapt_PT
dc.subjectRetiro psíquicopt_PT
dc.subjectVideogamespt_PT
dc.subjectVideogame addictionpt_PT
dc.subjectPsychic withdrawalpt_PT
dc.subjectPsychic retreatspt_PT
dc.title“Para lá do jogo: O retiro nos videojogos”pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

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