Publication
“Para lá do jogo: O retiro nos videojogos”
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Juhos, Csongor | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Maria Evangelista da | |
dc.date.accessioned | 2023-03-31T15:21:29Z | |
dc.date.available | 2023-03-31T15:21:29Z | |
dc.date.issued | 2022-12-28 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica | pt_PT |
dc.description.abstract | Os videojogos são um elemento cada vez mais presente no quotidiano da população mundial; a sua transversalidade em termos de idade, os seus inúmeros elementos atrativos e a sua enorme variedade contribuem para a tendência crescente deste fenómeno. Posto isto, torna-se pertinente explorar em maior detalhe uma atividade que pode funcionar como meio de camuflar o sofrimento psicológico de um sujeito. Objetivo: Este estudo tem como objetivo explorar a possibilidade dos videojogos constituírem uma fuga defensiva, simulando a retirada primitiva numa experiência partilhada. Método: No sentido de explorar este objetivo, foram elaboradas um conjunto de 6 entrevistas a um único sujeito, posteriormente transcritas e analisadas de acordo com a análise temática. Resultados: Os dados recolhidos demonstram que a hipótese considerada pode ser sustentada, embora as limitações do estudo, trata-se de uma observação plausível de maior elaboração. | pt_PT |
dc.description.abstract | ASTRACT: Videogames are an element more and more prevalent in everyday life; there are no age boundaries, there is a huge diversity and a number of attractive elements that assure a growing tendency of this phenomena. For that, it is pertinent further elaboration of the possibility of gaming being used as a form of hiding from psychological suffering. Objective: this study objective is to explore the possibility of videogames being an elaboration of a defensive mechanism, a simulation of a psychic retreat in a shared experience. Method: in order to explore the previous possibility a total of 6 interviews were conducted to a subject. These interviews were then transcribed and codified, according to the thematic analysis method. Results: the retrieved data shows that the hypothesis of videogames being a psychic retreat can be considered, although the limitations of this study, these considerations are worth further elaboration. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203175565 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/9097 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Videojogos | pt_PT |
dc.subject | Adição aos videojogos | pt_PT |
dc.subject | Retirada primitiva | pt_PT |
dc.subject | Retiro psíquico | pt_PT |
dc.subject | Videogames | pt_PT |
dc.subject | Videogame addiction | pt_PT |
dc.subject | Psychic withdrawal | pt_PT |
dc.subject | Psychic retreats | pt_PT |
dc.title | “Para lá do jogo: O retiro nos videojogos” | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Clínica | pt_PT |