Repository logo
 
Publication

Auto-estima, resultados escolares e indisciplina. Estudo exploratório numa amostra de adolescentes.

dc.contributor.authorSenos, Jorge
dc.date.accessioned2017-09-07T14:39:02Z
dc.date.available2017-09-07T14:39:02Z
dc.date.issued1998
dc.description.abstractA proliferação de comportamentos de indisciplina na escola tem sido fonte de crescente preocupação e investimento dos diferentes intervenientes da acção educativa. Estudos realizados em tomo das estratégias de protecção da auto-estima, perante a ameaça potencial constituída por resultados escolares negativos, têm vindo a sugerir que a indisciplina poderá constituir um recurso para os alunos com insucesso académico se furtarem ao efeito daquela ameaça potencial. O presente estudo revisita esta questão motivada pela inconsistência de alguns resultados reportados pela literatura, com uma amostra de sujeitos do 9." ano de escolaridade. Os resultados obtidos sugerem três conclusões fundamentais: a) a auto-estima correlaciona-se com o auto-conceito académico, mas não com os resultados escolares; b) os alunos com baixos resultados escolares exibem valores idênticos aos alunos com melhores resultados escolares, relativamente ao auto- -conceito e a auto-estima; c) os alunos mais indisciplinados, para além de piores resultados escolares, mostram igualmente valores mais baixos para o auto-conceito e a auto-estima. Estes resultados são discutidos a partir dos modelos teóricos da identidade social e do quadro de referência, sendo adiantada a hipótese da existência de cenários de indisciplina diferenciados e com significações psicológicas e educativas diferentes, para explicar diferentes resultados reportados pela literatura.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The increasing problem related with disruptive behaviour in school settings is a growing source of concerning and time consuming to teachers and other educational personnel. Research developed on selfesteem proctetive strategies in face of school failure have suggested that disruptive behaviour is associated 2 75 with this self-esteem protective need experienced by subjects with heavy school failure. The present research revisit this issue motivated by some incongruency reported by some literature, with a sample of 9th grade portuguese pupils. From the results we obtained we may draw the following main conclusions: a) self-esteem is correlated with academic selfconcept but not with school achievement; b) subjects with poor school achievement show identical academic self-concept and self-esteem to those with high schooi achievement; c) subjects with sever disruptive behaviour also show poorer school achievement, lower academic self-concept and lower self-esteem. This results are discussed within the theoretical models of social identity and frame of reference. Further research is needcd to clarify different scenarios of disruptive behaviour with different psychological meanings in order to explain the contradictory data reported by independent research.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnalise Psicológica, XVI(2), 267-276pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5743
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectIndisciplinapt_PT
dc.subjectAuto-conceitopt_PT
dc.subjectAutoestimapt_PT
dc.subjectIdentidade socialpt_PT
dc.subjectDisruptive behaviourpt_PT
dc.subjectSelf-conceptpt_PT
dc.subjectSelf-esteem social identitypt_PT
dc.titleAuto-estima, resultados escolares e indisciplina. Estudo exploratório numa amostra de adolescentes.pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage276pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage267pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volumeXVIpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1998_2_267.pdf
Size:
832.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: