Repository logo
 
Publication

"A relação pedagógica na pedagogia Waldorf"

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Elisabete Xavier
dc.contributor.authorCordeiro, Ana Sofia de Libório
dc.date.accessioned2018-10-26T14:54:48Z
dc.date.available2018-10-26T14:54:48Z
dc.date.issued2018-08-01
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surgiu no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada, no curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do ensino básico na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e o Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Este menciona a descrição e análise do contexto observado, durante a prática pedagógica com uma turma de 4º ano, numa Instituição Particular de Solidariedade Social. O tema “A Relação Pedagógica na Pedagogia Waldorf”, advém de um dos fundamentos da pedagogia em questão. A relação pedagógica entende-se como as interações que ocorrem entre o professor e os alunos, e entre os alunos. O objetivo desta análise é compreender como é construída a relação pedagógica e qual o contributo da rotina matinal, no contexto da Pedagogia Waldorf. Os dados foram recolhidos através da observação não participante tendo, posteriormente, utilizado uma metodologia qualitativa para a sua análise. O instrumento utilizado para o registo dos dados foi o Diário de Bordo. No anterior, recolhi observações relativas à interação entre professor-aluno e aluno-aluno. Com estas observações foi-me possível verificar que esta era uma relação positiva, que se tornou evidente a partir da análise de algumas dimensões da relação pedagógica, selecionadas a partir da revisão de literatura. Concluí que a relação estabelecida entre a professora e as crianças, ia de encontro a uma prática adequada e de qualidade. Deste modo, entendo que quero ser uma profissional que consiga estabelecer este tipo de prática com o grupo e com cada criança.pt_PT
dc.description.abstractThe present report emerged in the scope of the Supervised Teaching Practice (PES), Masters Course in Pre-school Education and teaching of the 1st Cycle of basic education in the Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich and the Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. This document describes and analysis the observed context during the pedagogic pratice with a 4th grade class, in a Private Social Solidarity Institution. The theme "The Pedagogic Relationship in the Waldorf Pedagogy", comes from one of the basic elements of this pedagogy. The pedagogic relationship can be defined as the interactions between teacher and students, and between the students themselves. The objective of this analysis is to understand how the pedagogic relationship is built in the morning routine, in the context of the Waldorf Pedagogy. The data was gathered through the non-participative observation, which afterwards was analysed using a qualitative methodology. The instrument used to gather the data were field notes. Using this instrument I collected observations during the interaction between teacher-student and student-student. With these observations, I was able to verify that the relationship was positive, which was clear with the analysis of some dimensions within the pedagogical relationship, selected from the literature review. I concluded that the relationships that were established between the teacher and the children, were adequate and made with quality. Thus, I undestand that I want to be a profissional that can establish this kind of practice with a group and with each child.pt_PT
dc.identifier.tid201964830pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6688
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPedagogia Waldorfpt_PT
dc.subjectRelação pedagógicapt_PT
dc.subjectObservaçãopt_PT
dc.subjectWaldorf Educationpt_PT
dc.subjectPedagogical relationshippt_PT
dc.subjectObservationpt_PT
dc.title"A relação pedagógica na pedagogia Waldorf"pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
25012.pdf
Size:
1.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: