Repository logo
 
Publication

Investigação para o acesso à saúde e à educação : estudo qualitativo co-construído com migrantes e profissionais

dc.contributor.authorDickinson, Andreia
dc.contributor.authorCarvalho, Beatriz de Palma
dc.contributor.authorPereira, Ana Isabel
dc.contributor.authorCosta, Casandra
dc.contributor.authorFernandes, Catarina
dc.contributor.authorFerreira, Nuno
dc.contributor.authorFelino, Manuel
dc.contributor.authorPalha, Martinho
dc.contributor.authorCancelliere, Francesca
dc.contributor.authorMarques, Maria Emília
dc.date.accessioned2023-07-14T11:52:43Z
dc.date.available2023-07-14T11:52:43Z
dc.date.issued2023-07
dc.description.abstractResumo: Entre 2019 e 2021 procedeu-se à implementação estratégica de um projeto de investigação-ação, psicanaliticamente informado, com o objetivo de caracterizar o acesso à saúde e à educação, desenvolvido junto de populações migrantes da freguesia de Arroios, em Lisboa. Os participantes incluíram migrantes de várias nacionalidades na sua qualidade de utentes de serviços de saúde e/ou educação, e diferentes tipos de profissionais desses serviços. A metodologia, de tipo qualitativo, assentou numa lógica de complementaridade pluridisciplinar e co-participação. Sendo o fenómeno em estudo caracterizado por dimensões subjetivas, intersubjetivas e de circularidade interno-externo, optou-se por colher dados de diferentes naturezas: Observação Participante, Free Association Narrative Interviews e Focus Groups. A recolha ocorreu em espaços públicos da comunidade, duas Unidades de Saúde Familiares e um Agrupamento de Escolas. A análise do material obtido foi executada por grupos de intervisão, através da triangulação dos diferentes tipos de dados que convergiram sob olhares interdisciplinares e clinicamente informados, possibilitando a análise das narrativas e a clarificação das dinâmicas socioinstitucionais. Os resultados revelam a existência de conflito entre a diversidade dos indivíduos no terreno – utentes e profissionais – e as práticas uniformizadoras das estruturas que os acolhem, quer nos contextos educativos quer de saúde. Foi proposta a criação de dinâmicas de co-construção participadas por todos os intervenientes, onde práticas, dificuldades e soluções possam ser debatidas conjuntamente por profissionais de todas as funções, migrantes e redes locais identificadas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Between 2019 and 2021 a psychoanalytically informed research-action project was strategically implemented, with the aim of characterizing access to health and education, amongst migrant populations in the Arroios neighborhood, in Lisbon. Participants included migrants of several different nationalities as users of health and/or education services, and different types of professionals from these services. The qualitative methodology was based on a multidisciplinary, complementary and co-participation logic. As the phenomenon under study is characterized by subjective and intersubjective dimensions and internal-external circularity, data deriving from different natures was collected: Participant Observation, Free Association Narrative Interviews and Focus Groups. Data collection took place in public spaces of the community, two healthcare centers and one aggregate of schools. The analysis of the obtained material was carried out by intervision groups, through the triangulation of the different types of data, which converged under interdisciplinary and clinically informed perspectives, enabling the analysis of The narratives and the clarification of socio-institutional dynamics. The results reveal the existence of a conflict between the diversity of individuals in the field – users and professionals – and the standardization practices of the structures that encompass them, both in educational and health contexts. It was proposed to create co-construction dynamics with the participation of all stakeholders, where practices, difficulties and solutions are jointly debated by professionals of all functions, migrants and identified local networks.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDickinson, A. C., Palma Carvalho, B., Pereira, A. I., Costa, C., Fernandes, C., Ferreira, N., Felino, M., Palha, M., Cancelliere, F., & Marques, M. E. (2023). Investigação para o acesso à saúde e à educação: Estudo qualitativo co-construído com migrantes e profissionais. Repositório Ispa – Instituto Universitário.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9229
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMigrantespt_PT
dc.subjectAcesso à saúdept_PT
dc.subjectAcesso à educaçãopt_PT
dc.subjectCo-construçãopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectTransculturalpt_PT
dc.subjectMigrantspt_PT
dc.subjectAccess to healthpt_PT
dc.subjectAccess to educationpt_PT
dc.subjectCo-constructionpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectTransculturalpt_PT
dc.titleInvestigação para o acesso à saúde e à educação : estudo qualitativo co-construído com migrantes e profissionaispt_PT
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage59pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
person.familyNameFernandes de Carvalho Dickinson
person.familyNamePereira
person.familyNameFerreira
person.familyNamecancelliere
person.familyNameMarques
person.givenNameAndreia Filipa
person.givenNameAna Isabel
person.givenNameNuno
person.givenNamefrancesca
person.givenNameMaria Emília
person.identifier.ciencia-id3A15-00B2-D00C
person.identifier.ciencia-id1E1C-8353-F0D7
person.identifier.ciencia-id351A-DB8E-A862
person.identifier.ciencia-id3617-6D7C-9C2E
person.identifier.orcid0000-0001-8815-1708
person.identifier.orcid0009-0009-7711-9345
person.identifier.orcid0000-0002-2609-3191
person.identifier.orcid0000-0002-6946-0887
person.identifier.orcid0000-0002-6159-9227
person.identifier.scopus-author-id57197650343
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typereportpt_PT
relation.isAuthorOfPublication5457d0b2-acab-4a5d-90ef-9463af82096f
relation.isAuthorOfPublication37ee4a3f-3f0f-45fe-bc74-253c73216d26
relation.isAuthorOfPublicationb50cd628-2a45-4736-abad-23508e5270cc
relation.isAuthorOfPublication0e111722-b079-413f-8a71-2988e4cbbfa2
relation.isAuthorOfPublication6e61a27c-c72d-4a52-a793-687b29a0fc5d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb50cd628-2a45-4736-abad-23508e5270cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
APPSY-IPASE_EQCCMP_FINAL.pdf
Size:
544.74 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: