Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.34 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Uma questão que emerge da adopção crescente das tecnologias de informação
na vida quotidiana dos gestores, é saber como é que estes utilizam estas tecnologias
para influenciar os seus subordinados directos na execução das suas tarefas diárias. A
generalização da utilização do e-mail enquanto veiculo de comunicação levanta
questões tais: Como é que os responsáveis conseguem criar e manter relações de
confiança e motivação, com recurso a tecnologias de informação quando a
proximidade física não é assegurada? Conseguirão eles estabelecer esta relação?
Como o conseguem fazer? Como levam os seus subordinados à acção? Como os
monitorizam?
Partindo da análise de caixas de e-mail de gestores de uma grande empresa
Europeia, onde prevalece a comunicação virtual, foi possível identificar um conjunto
de práticas que podem contribuir para a definição do papel do gestor enquanto
utilizador do e-mail. O papel interpretivo do gestor que foi possível identificar
durante esta análise parece ter influência directa nas funções do gestor definidas na
teoria. Foram ainda identificados dois papéis do gestor aos quais a literatura tem
dedicado pouca atenção e que nas comunicações virtuais assumem uma relevância
fundamental: o Vendedor de Imagem e o Descodificador Estratégico. Estas funções
parecem explicar em parte, como é que os gestores utilizam o e-mail para exercer
influência directa nas práticas quotidianas dos seus colaboradores.
Description
Dissertação de mestrado em Comportamento Organizacional
Keywords
Comportamento organizacional Organizações Gestão de pessoal Gestão Internet Narrativas Comunicação organizacional Organizational behaviour Organizations Management Narratives Organization Communication
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada