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Advisor(s)
Abstract(s)
O acolhimento e a resposta educativa de qualidade à diversidade dos alunos no
contexto de sala de aula constituem-se como um grande desafio à comunidade educativa que, ao
ser vencido, fará com que a qualidade na educação seja possível para todos os alunos, sem
excepção (Morgado, 2004). Contudo, a organização do trabalho por parte dos professores parece
ser desadequada aos objectivos educativos. Os professores habituaram-se a dar lições a todos os
alunos ao mesmo ritmo e em simultâneo (Niza, 1998).O nosso objectivo foi o de avaliar a
percepção de dificuldade sentida por professores na implementação de práticas de trabalho
diferenciadas e verificar as diferenças existentes em função do tempo de experiência docente e da
frequência em formações relacionadas com a actividade docente. Participaram neste estudo 182
professores a leccionar no 2º e 3º ciclos do ensino básico. Foi utilizado para recolha de dados um
questionário adaptado e validado a partir do questionário de Morgado (2003). Três estruturas de
práticas independentes foram reveladas a partir de uma análise factorial. Por ordem crescente de
dificuldade atribuída foram: a) feedback do professor; b) organização das actividades e c)
diferenciação do trabalho. Verificaram-se diferenças na variável tempo de experiência docente e
frequência em actividades de formação na dimensão organização das actividades. Não houve
efeito de interacção entre as duas variáveis.
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Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 779-794). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário