Repository logo
 
Publication

Expressão do preconceito na infância em escolas heterogéneas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Maria Gouveia
dc.contributor.authorAbecasis, Vera Martins da Cunha
dc.date.accessioned2016-09-14T11:57:38Z
dc.date.available2016-09-14T11:57:38Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada ao Instituto Superiro de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.description.abstractO objectivo deste estudo é verificar de que forma a idade das crianças influencia a forma de expressão de preconceito das mesmas, ou seja, de que forma se expressa o preconceito na infância, em dois grupos de idades (seis/sete anos e nove/dez anos). Este estudo é experimental, foi recolhida uma amostra de 134 participantes de quatro escolas heterogéneas da região da Grande Lisboa. Para testar as hipóteses colocadas recorreu-se a ANOVAS, Teste de Scheffé (comparação múltipla de médias) e Análise de Regressão. Desta forma, observa-se que, ao contrário do que se tinha proposto, tanto as crianças mais novas como as crianças mais velhas expressam-se de forma indirecta no que diz respeito ao preconceito face a indivíduos negros, ou seja, estas crianças são igualitárias na distribuição de recursos, mas ao colocarem-se no papel de outro já expressam o racismo de forma indirecta. Deve ainda referir-se que em as crianças mais novas seguem a norma social dos pais, enquanto as mais velhas seguem a dos amigospt_PT
dc.description.abstractThe goal of this study is to determine how children’s age influences their way of expressing prejudice, or in other words, how prejudice is expressed in childhood, in two age groups (six/seven and nine/ten years hold). This is an experimental study, with a sample of 134 participants from four heterogeneous schools of the Lisbon area. In order to test the hypothesis ANOVAS, Scheffé test (multiple comparison of averages) and Regression analysis were used. In spite of what was initially proposed, it was observed that both younger and older children express their prejudice towards black individuals in an indirect way. Thus, these children distributed the resources equality, but express an indirect racism when assuming the role of someone else. Younger children tend to follow the social norm of their parents, wile older children tend to follow the social norm of their friendspt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4884
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPreconceitopt_PT
dc.subjectDiscriminaçãopt_PT
dc.subjectRacismopt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectPrejudicept_PT
dc.subjectDiscriminationpt_PT
dc.titleExpressão do preconceito na infância em escolas heterogéneaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
12200.pdf
Size:
138.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: