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Research Project
THE SELF AS DIFFERENT AND SIMILAR TO OTHERS: STUDYING THE ONTOGENY AND MODERATING FACTORS OF SELF-OTHER ASYMMETRIES AND EGOCENTRIC BIASES
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O paradigma de atribuição de atitudes
Publication . Hagá, Sara
O paradigma de atribuição de atitudes (Jones & Harris, 1967) deu origem à identificação de um efeito
incontornável na área de estudos da percepção de pessoas: o enviesamento correspondente. Neste
paradigma os participantes são confrontados com a opinião de outra pessoa que supostamente pôde
escolher emitir aquela opinião ou foi constrangida a emiti-la. A tarefa dos participantes é tentar
inferir a verdadeira atitude da pessoa. Consistentemente, ao longo de várias aplicações deste
paradigma, tem-se verificado que as pessoas inferem que a atitude da outra pessoa corresponde à
opinião que emitiu, mesmo nos casos em que foi constrangida a fazê-lo, ou seja, o enviesamento
correspondente tem-se replicado. Neste artigo traçam-se as principais características do paradigma,
descrevem-se duas das suas variações, referem-se alguns dos exemplos de aplicação do mesmo,
enumeram-se algumas das variáveis estudadas como moderadoras do enviesamento correspondente e
discutem-se as explicações teóricas deste efeito.
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Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
Funding Award Number
SFRH/BPD/79479/2011