Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM, DIFERENCIAÇÃO COGNITIVA E RENDIMENTO ACADÉMICO EM ADOLESCENTES PORTUGUESES

Authors

Publications

Compreender, raciocinar e resolver problemas : novo instrumento de avaliação cognitiva
Publication . Lemos, Gina C.; Almeida, Leandro
Resumo: A capacidade de um indivíduo utilizar processos cognitivos para compreender, raciocinar e resolver situações concretas é reconhecida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico como decisiva para a prática da cidadania. Um dos contextos privilegiados para essa formação é a Escola, definindo-se nela grande parte dos percursos educativos das crianças e jovens. A Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC) é um novo instrumento que visa contribuir para o desenvolvimento de tomadas de decisão vocacional mais circunstanciadas e apoiar níveis diferenciados de desempenho escolar. Apoiada no sólido modelo de inteligência CHC, a BAC propõe-se avaliar três processos cognitivos de complexidade crescente (compreensão, raciocínio, e resolução de problemas) em três conteúdos-chave da capacidade intelectual humana (verbal, numérica e espacial). Construída de base para a população Portuguesa, a Bateria existe em duas versões: uma dirigida a jovens a frequentar os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (BAC_A) e outra, a jovens a frequentar o ensino secundário (BAC_B). O seu estudo de validação, suportado nos dados de precisão, validade de constructo e validade externa confirmam as qualidades psicométricas do instrumento, reforçando a recomendação do seu uso na prática do/a psicólogo/a. O estudo de aferição nacional é composto por uma amostra aleatória e representativa de adolescentes a frequentar escolas públicas de todas as regiões de Portugal (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Sul, arquipélagos da Madeira e Açores), entre o 6.º e o 12.º ano de escolaridade. Além de testada nesta amostra do ensino dito regular, a Bateria foi também estudada, de forma exploratória, em duas subamostras específicas, nomeadamente, Ensino Profissional e Ensino Artístico Especializado.
“To g or not to g?” — Analysis of the dimensional structure of a cognitive abilities’ battery
Publication . Lemos, Gina C.; Peixoto, Francisco José Brito; Almeida, Leandro da Silva
tOver the past century there has been an extensive debate in Psychology over whether intelligencestructure is best represented through a single general ability, multiple specific abilities, or a hierar-chical structure of abilities. This study aims at contributing to this debate through an analysis of thedimensional structure of a cognitive abilities’ battery aiming to evaluate, in combination, differentiatedcognitive processes of increasing complexity (comprehension, reasoning, and problem solving) throughitems of different contents (verbal, numerical, and spatial). A Portuguese representative sample of 2546adolescents enrolled in secondary education participated in the study. Confirmatory factor analyses werecarried out and the results showed that: (1) the hierarchical model is the only presenting an acceptablefit to the data (RMSEA = .07; CFI = .96; TLI = .92), (2) the existence of specific factors cannot be neglected,and (3) contents of the subtests assume relevance to explain the levels of adolescents’ cognitive per-formance. These results are discussed taking into account the contribution of school experience for thedevelopment and differentiation of adolescents’ cognitive abilities.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

FARH

Funding Award Number

SFRH/BPD/93009/2013

ID