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- A pilot study of the Portuguese version of the Voices Acceptance and Action Scale: Psychometric properties in a clinical sample with psychosis-spectrum disordersPublication . Martins, Maria João; Castilho, Paula; Macedo, António; Pereira, A.T.; Vagos, Paula; Carvalho, Diana; Pascoal, Ana Carolina; De Oliveira Barreto Coimbra Carvalho, Célia MariaAbstract: Given the recent interest in acceptance-based interventions for psychosis, it has been recommended that coping with voices mechanisms, namely experiential acceptance, are routinely assessed in clinical and research settings. The Voices Acceptance and Action Scale (VAAS-12) is a self-report measure developed to specifically assess acceptance-based or action-based beliefs in relation to verbal auditory hallucinations. This study aimed to translate, adapt and study the psychometric properties of the Portuguese version of the VAAS-12 in a clinical sample within the psychosis-spectrum disorders. The VAAS-12 was translated and adapted to Portuguese. Its psychometric properties were then studied in a sample of fifty-four male participants, mostly single, unemployed, and with a last week voice hearing experience. Confirmatory analysis was performed for the one-factor and two-factor structure suggested for the VAAS in previous studies. Both had unacceptable fit indicators. Exploratory analysis then yield an alternative two-factor structure (“Non-interference and action” and “Acceptance and Life functioning” subscales) with adequate fit. Adequate internal consistency and construct validity were found, with the VAAS being negatively associated with perception of voices as hostile-dominant and resistance regarding voices. The VAAS-12 seems adequate to use in clinical and research studies, although further study is needed particularly regarding subscale “Acceptance and Life functioning”.
- Inclusão no ensino superior: perspetivas de estudantes com necessidades educativas especiais de uma universidade pública portuguesaPublication . Santos, Evelyn Michelini Fortes dos; Vagos, Paula; Souza, Dayse Neri deA inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais (NEE) tem sido uma realidade cada vez mais verificada no âmbito da educação. Novas práticas em favor das acessibilidades físicas/estruturais, culturais/atitudinais e digitais/materiais para os estudantes também tem sido percebidas ao nível do Ensino Superior. No caso de Portugal, nos últimos anos um maior número de estudantes com NEE tem ingressado em Instituições de Ensino Superior (IES). Entre muitas razões, acredita-se que o apoio do Contingente de Acesso Especial, uma política que visa garantir um número de vagas para estudantes com NEE nas IES, pode ser um dos principais aspetos. No entanto, ao nível nacional, não são verificadas políticas de inclusão no Ensino Superior de forma a garantir os direitos e a permanência dos estudantes com NEE. A partir desta realidade, muitas IES têm elaborado estatutos internos e tem apoiado os estudantes caso a caso. Por um lado, estas iniciativas podem favorecer a trajetória dos estudantes, por outro, podem permitir que estes fiquem à mercê da sensibilidade da IES. Neste sentido, este estudo apresenta, num contexto qualitativo, as perceções de 10 estudantes com NEE, de diferentes ciclos e cursos, sobre as suas trajetórias de inclusão numa Universidade Pública Portuguesa. Nosso objetivo é apresentar os principais apoios oferecidos pela IES, evidenciados pelos estudantes como potenciadores para a inclusão no Ensino Superior. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, com o apoio do software de análise qualitativa webQDA. Verificou-se que os estudantes relataram um apoio satisfatório da IES nos diferentes suportes oferecidos, na qual foram diferenciados em três categorias de acessibilidade, sendo apresentadas em ordem de maior referência: (1) culturais/ atitudinais (187 referências), (2) físicas/estruturais (49 referências) e (3) digitais/ materiais (48 referências). É notável que todos estes aspetos se fundem, e um trabalho de coesão entre os suportes listados é necessário. Neste sentido, o presente trabalho visa promover a reflexão sobre as dimensões de apoio à inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior, tendo como aspeto central, as vivências de estudantes universitários com NEE.