Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Educar hoje: diálogos entre psicologia, educação e currículoPublication . Monteiro, Vera; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Martins, Margarida Alves; Morgado, José Antonio Marques; Silva, José Maria Castro; Silva, Ana Cristina; Gomes, MartaNos dias 9 e 10 de Julho de 2018 realizou-se em Lisboa, no ISPA – Instituto Universitário, o XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, subordinado ao tema geral “Educar Hoje: Diálogos entre Psicologia, Educação e Currículo”. O evento, organizado pelo Departamento de Psicologia da Educação e o Centro de Investigação em Educação do ISPA – Instituto Universitário (CIE-ISPA), pretendeu criar um espaço de encontro entre os actores do universo da Psicologia e da Educação no âmbito da investigação e da intervenção, desde a educação de infância ao ensino superior, promovendo trocas interdisciplinares que promovessem a partilha de conhecimento e a divulgação de praticas em contextos educativos, formais ou informais. Vivem-se tempos caracterizados por rápidas mudanças sociais, culturais e cientificas e pela diversidade das comunid2019-04-08 - ades educativas. Esta nova realidade exige continua reflexão sobre o conhecimento e a intervenção da Psicologia, em particular, no domínio da Educação, pelo que a estruturação de espaços de divulgação e discussão de natureza interdisciplinar são cruciais.
- Atas XIII Colóquio Internacional de Psicologia e EducaçãoPublication . Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Martins, Margarida Alves; Monteiro, Vera; Morgado, José António Marques; Peixoto, Francisco; Silva, Ana Cristina; Silva, José Maria CastroO Departamento de Psicologia da Educação e o Centro de Investigação em Educação do ISPA-Instituto Universitário organizaram de 25 a 27 de Junho de 2015 o 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação subordinado ao tema “Diversidade e Educação: Desafios Atuais. Um dos grandes desafios que as comunidades atuais enfrentam é justamente a diversidade, a heterogeneidade de atores e contextos. Neste sentido, a Organização do 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação propôs-se promover o debate e a reflexão sobre a investigação e práticas no âmbito da Psicologia da Educação e dos seus contributos para as respostas aos desafios que a diversidade nos coloca e exige. Pretendeu-se assim, que o Colóquio se constituísse como espaço de debate e partilha entre investigadores e profissionais de diferentes áreas, promovendo-se a interdisciplinaridade e a ligação entre a teoria e a prática. Esta articulação é naturalmente, imprescindível, num tempo caracterizado pelas rápidas mudanças sociais, culturais e científicas, alargando o campo de reflexão e de intervenção da Psicologia, em particular, no universo da Educação. O programa do 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação integrou uma apreciável quantidade de comunicações que abarcaram múltiplos campos e temáticas, e que foram apresentados em diversos formatos e organizados em simpósios, mesas de comunicações orais e sessões de posters, para além de contemplar cinco conferências plenárias de elevada qualidade. Com este livro de Atas pretende-se reunir uma parte significativa dos trabalhos apresentados no 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, de modo a promover uma divulgação mais alargada dos mesmos dando, deste modo, mais
- Diversidade e educação: Desafios atuaisPublication . Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Martins, Margarida Alves; Monteiro, Vera; Morgado, José António Marques; Peixoto, Francisco; Silva, Ana Cristina; Silva, José Maria CastroAs sociedades de hoje e consequentemente as comunidades educativas deparam-se hoje em dia com grandes desafios, alguns dos quais decorrentes da diversidade e da heterogeneidade dos diferentes intervenientes e contextos aos quais é necessário dar respostas adequadas. Deste modo, é importante refletir sobre esta(s) nova(s) realidade(s) e investigar sobre as suas caraterísticas de modo a encontrar respostas adequadas aos desafios que esta diversidade nos coloca e exige. Este livro pretende dar mais um contributo para esta reflexão ao reunir um conjunto de trabalhos que foram apresentados no âmbito do 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação organizado pelo Departamento de Psicologia da Educação e pelo Centro de Investigação em Educação do ISPA-Instituto Universitário, entre 25 e 27 de Junho de 2015. Neste colóquio, investigadores e profissionais de diferentes áreas refletiram sobre estas mudanças sociais, culturais e científicas e sobre o papel da Psicologia e da Educação para a compreensão e procura de respostas perante estes novos desafios. A variedade de temas aqui reunidos reflete, de algum modo, parte da diversidade com que os profissionais da Psicologia e da Educação se deparam no dia-a-dia da sua intervenção. Não só se contemplam problemáticas em contextos mais formais como a escola ou as instituições educativas, como também em contexto familiar, evidenciando a importância cada vez maior do papel que se atribui às famílias enquanto parceiros no processo educativo. Os temas contemplados abrangem múltiplas problemáticas atuais que colocam desafios constantes aos profissionais da Psicologia da Educação na sua prática, e que se prendem não só com aspetos ligados à disrupção e bullying, ou respostas a crianças com necessidades educativas especiais, mas também a aspetos transversais ao processo educativo e de aprendizagem de todos os alunos, como a sua motivação ou o papel das emoções.
- XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação - AtasPublication . Martinho, Vera; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Martins, M. A.; Morgado, José Antonio Marques; Silva, José Maria Castro; Silva, Ana Cristina; Gomes, MartaRealizou-se no ISPA – Instituto Universitário, o XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, subordinado ao tema geral “Educar Hoje: Diálogos entre Psicologia, Educação e Currículo”, nos dias 9 e 10 de julho de 2018 realizou-se em Lisboa. A organização do evento esteve a cabo do Departamento de Psicologia da Educação e o Centro de Investigação em Educação do ISPA-Instituto Universitário (CIE-ISPA). Foram objetivos deste Colóquio: a) promover o encontro entre profissionais da Psicologia e da Educação no âmbito da investigação e da intervenção, desde a educação de infância ao ensino superior, b) promover trocas interdisciplinares que levassem à partilha de conhecimento e à divulgação de práticas em contextos educativos, formais ou informais. Este Livro de Atas conta com contribuições de especialistas de várias partes do mundo, e explora uma variedade de temas, nomeadamente: Avaliação em Contexto Educativo, Contextos Educativos e Comportamentos, Contextos sociais e Desenvolvimento, Diversidade e Educação, Educação, Família(s) e Comunidade, Ensinar e Aprender, Interculturalidade e Educação, Literacia e Educação, Motivação e Emoções e Problemáticas do Currículo, que examinam novas sinergias, na procura do alargamento e partilha de conhecimentos e práticas. Com a divulgação deste volume espera-se disponibilizar informação que possa contribuir para um aprofundamento da reflexão das temáticas abordadas, sendo que os conteúdos apresentados são da responsabilidade dos seus autores. Agradecemos a todos aqueles que tornaram possível a realização deste Colóquio Internacional, em particular aos participantes e oradores convidados. Agradecemos ao ISPA-Instituto Universitário pelo apoio institucional bem como ao CIE-ISPA pelo suporte científico e organizativo. Agradecemos ainda a todos os colaboradores do ISPA, estudantes e professores que nos ajudaram a realizar com sucesso este evento. Com a colaboração deste leque diversificado de pessoas e estruturas, a quem renovamos o agradecimento, foi possível atingir o nosso objetivo também traduzido neste Livro de Atas A Coordenação do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação