Psicologia Educacional
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Browsing Psicologia Educacional by Subject "1º ano E.B."
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- Aprender a ler, escrevendo : Impacto de um programa de escrita na leitura de crianças do 1º ano do E.B. em risco de desenvolver dificuldades de aprendizagemPublication . Salvador, Liliana Ferreira dos Santos; Martins, Margarida AlvesO objetivo deste trabalho consistiu em desenvolver um programa de escrita em interação com crianças em risco de dificuldades na aquisição da leitura, numa fase inicial em que ainda é possível atuar ao nível da prevenção. Foram realizados dois estudos, sendo que no primeiro se pretendeu avaliar o impacto desse programa na leitura, escrita, consciência fonémica e motivação de crianças do 1º ano de escolaridade que manifestavam já dificuldades. Adicionalmente, quisemos apurar se as crianças que beneficiaram do programa de escrita em interação tiveram desempenhos semelhantes ao das restantes crianças da turma na leitura no final do ano. Foram selecionadas 53 crianças com baixo desempenho em consciência fonológica, conhecimento do alfabeto e leitura de palavras, e que foram informalmente referenciadas pelos professores como estando em risco. Foram então constituídos três grupos estatisticamente equivalentes: grupo experimental, que desenvolveu atividades de escrita em interação; grupo de comparação, que realizou atividades de consciência fonológica; grupo de controlo, que realizou atividades de cópia. As crianças foram aleatoriamente distribuídas pelos três grupos e, posteriormente, constituídos grupos de duas crianças que trabalharam em conjunto até ao final das sessões. Foram realizados pré-testes de leitura, escrita, consciência fonémica e motivação, aos quais se seguiu o desenvolvimento dos programas ao longo de 12 sessões, com duração de 20 a 30 minutos cada e frequência bissemanal. Uma semana após o final das intervenções foram realizados os pós-testes. Recorreu-se a diversas ANCOVAs para analisar os dados recolhidos que mostraram que o grupo de escrita em interação obteve resultados superiores e com diferenças estatisticamente significativas em relação aos restantes grupos, em todas as variáveis medidas no pós-teste, à exceção da consciência fonémica, em que o grupo de escrita e o de consciência fonológica obtiveram resultados semelhantes, sem diferenças entre ambos. O grupo de cópia de palavras foi o que obteve, consistentemente, resultados mais baixos. No final, as crianças do grupo de escrita obtiveram resultados idênticos em leitura às restantes crianças da turma não se tendo verificado diferenças entre eles. O segundo estudo tem como objetivo explicitar, descrever e analisar as estratégias de ajudas (scaffolding) que o adulto providencia às crianças no decorrer das sessões do programa de escrita, isolando, se possível, uma sequência típica de ajudas. Procurámos ainda apurar se as crianças manifestam integrar os procedimentos e estratégias de análise constantes nas ajudas do adulto. Para tal, foram analisadas oito sessões (3ª, 6ª, 9ª e 12ª sessões) de dois grupos de crianças que beneficiaram do programa de escrita, escolhidas aleatoriamente. Foram encontradas 14 categorias de ajuda sendo que as mais frequentes para ambos os grupos, consistiam, por ordem de ocorrência, no questionamento, questionamento inferencial, feedback positivo, tarefa/ação e pistas. As díades diferiam, porém, em relação ao nível de suporte necessário. Foi isolada uma sequência típica e as crianças evidenciaram competências de autorregulação, autonomia e controlo em relação à tarefa, assim como mostraram apropriar-se dos conhecimentos e procedimentos mobilizados ao longo das sessões. O programa de escrita constitui-se, pois, como uma alternativa pedagógica eficaz para prevenir dificuldades de leitura.