Psicologia Clínica
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Psicologia Clínica by Subject "(In)Disponibilidade emocional dos pais"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- (In)disponibilidade emocional dos pais regulação emocional e qualidade de vida em adolescentesPublication . Simão, Sofia Alexandra Pereira; Brandão, Tânia PaisEste estudo teve como objetivo explorar a perceção dos filhos relacionada com a (in)disponibilidade emocional dos pais e a compreensão associada ao uso das estratégias de regulação emocional em jovens adolescentes, com resultados associados à multidimensionalidade subjetiva da qualidade de vida relacionada com a saúde, e em diferentes contextos. Considerando que o estudo sobre a qualidade de vida juvenil relacionada com a saúde e o afeto positivo carece de maior estudo e investigação. Especificamente pretendeu-se compreender se a regulação emocional ajuda a explicar a associação entre a (in)disponibilidade emocional dos pais percebida pelos filhos e a sua qualidade de vida para a saúde. Participaram neste estudo 202 adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, a frequentar o 3º ciclo do ensino regular. Estes responderam às seguintes escalas de autorrelato: Lum Emotional Availability of Parents (LEAP), Emotion Regulation Questionnaire for Children and Adolescents (ERQ-CA) e Kidscreen-27. Verificou-se que, as raparigas apresentam mais supressão expressiva em casa comparativamente aos rapazes. Os filhos de pais casados/união de facto, suprimem menos as suas emoções em casa e apresentam melhor qualidade de vida comparativamente aos filhos de pais divorciados/separados. As raparigas apresentam menos perceção de disponibilidade emocional dos pais comparativamente aos rapazes, e estes apresentam mais qualidade de vida para a saúde do que as raparigas. Verificou-se ainda que, não existem diferenças na regulação emocional em função do contexto. Finalmente, os resultados indicaram que a disponibilidade emocional percebida se associa positivamente a uma melhor qualidade de vida relacionada com a saúde. Além disso, verificou-se que a supressão expressiva (no contexto familiar) e a reavaliação cognitiva (no contexto escolar) mediaram parcialmente essa associação. Estes resultados têm implicações importantes tanto para a prática quanto para a investigação, destacando a importância da disponibilidade emocional dos pais e o papel da regulação emocional na melhoria da qualidade de vida relacionada à saúde dos adolescentes.