Educação Pré-escolar
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Browsing Educação Pré-escolar by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- A afetividade da relação pedagógica na gestão de comportamentos em contexto de jardim de infânciaPublication . Lacerda, Maria Magalhães Ramalho de Andrade e Sousa Pereira de; Mata, LourdesThis investigation focuses on a reflection on affectivity in the pedagogical relationship and its role in behavior management in educational contexts, addressing the role of the early childhood educator in this process. The study was conducted within the framework of supervised practice in a kindergarten classroom, with a group composed of 25 children. The study addresses three guiding questions: (i) how can the educator create affective and trusting relationships with children; (ii) what strategies can the educator implement to promote group cohesion, participation, and affective relationships in order to prevent situations of indiscipline; (iii) what strategies can the educator use to deal with disruptive behaviors? A qualitative methodology was employed, using techniques such as observation and data collection instruments, including field notes and an interview conducted with the classroom educator. The results showed the importance of the educator's competence in emotionally self-regulating in order to support the child in developing the same competencies and in solving behavioral problems, and having embedded in their practice the appropriate strategies to deal with challenges that may arise. In this regard, the need for continuous reflection by the educator is also highlighted, as well as training, so that they have intentionality in their educational practice, supported by what research presents to us as strategies that promote the child's best development. Empathy also proves to be fundamental as a means to better understand the origin of the child's behaviors and thus be able to adapt strategies to their affective needs. Finally, the study demonstrates that behavior management is more effective when the educator invests in promoting participation, group autonomy, and affective relationships among children, which in turn promote emotional, social, and behavioral self-regulation competencies. Keywords:
- Acolher para aprender: O papel da dinâmica de acolhimento no currículo HighScopePublication . Simões, Maria Mendonça de Carvalho Bento; Salvador, LilianaO presente relatório emerge de um trabalho de investigação de natureza qualitativa, realizado ao longo de um estágio curricular numa turma de 1.º ano, inserida num contexto educativo privado que se rege pela abordagem HighScope. O estudo foca-se na análise da dinâmica de acolhimento, mais especificamente, o quadro de mensagens e o check-in emocional, enquanto estratégias pedagógicas que promovem a aprendizagem ativa, o sentido de pertença e o desenvolvimento socioemocional das crianças – tendo como ponto de partida, as seguintes questões de investigação: 1) “De que forma ocorre a dinâmica inicial de acolhimento, mais especificamente, o quadro de mensagens e qual a sua intencionalidade educativa?”, 2) “De que forma o check-in das emoções promove o desenvolvimento de competências socioemocionais nas crianças?” e, por fim, 3) “Qual o contributo da dinâmica de acolhimento para o ambiente de sala de aula e para a aprendizagem, tanto na perspetiva do docente como das crianças?”. Através da observação participante, entrevistas, conversas focus group e análise reflexiva, procurou-se compreender a intencionalidade pedagógica subjacente a estes momentos e o seu papel na promoção de competências sociais, emocionais e cognitivas. Este estudo evidenciou que o momento de quadro de mensagens deve ser intencionalmente planeado, de forma a estimular o pensamento das crianças e acolhê-las emocionalmente. Por sua vez, o check-in, enquanto prática da instituição educativa, revelou-se um espaço privilegiado de aprendizagem socioemocional. Desta forma, constatou-se que o momento de acolhimento é perspetivado por profissionais e crianças, como um momento imprescindível da rotina diária, uma vez que promove um clima emocionalmente seguro, fortalecendo os vínculos entre os membros do grupo e potenciando a participação ativa no processo de aprendizagem dos alunos.
- Autorregulação das aprendizagens no Tempo de Estudo Autónomo (TEA) numa turma de 2º anoPublication . Guerra, Mariana Mano; Alves Martins, MargaridaO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (RPES) foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio decorreu numa turma do 2.º ano de escolaridade de uma escola pública, composta por 21 alunos, cuja professora titular seguia o Modelo do Movimento da Escola Moderna. O principal objetivo deste estudo foi investigar o papel do Plano Individual de Trabalho (PIT) e do Tempo de Estudo Autónomo (TEA) na promoção da autorregulação das aprendizagens dos alunos. O estudo baseou-se numa abordagem qualitativa, tendo por base a observação naturalista e sistemática, entrevistas semiestruturadas e a análise de grelhas de observação. As questões de investigação centraram-se na importância do TEA e do PIT na autorregulação, nas estratégias de melhoria do TEA e nas perceções dos alunos sobre o processo. Os resultados indicam que tanto o TEA como o PIT desempenham um papel crucial no desenvolvimento da autonomia dos alunos, promovendo a sua capacidade de planear, monitorizar e avaliar as suas aprendizagens. Verificou-se que os alunos demonstram perceções positivas em relação ao TEA e PIT, reconhecendo-os como ferramentas importantes para a organização e autogestão do seu trabalho. Conclui-se que a implementação de critérios claros de avaliação e a participação ativa das crianças no processo de aprendizagem potenciam a sua autorregulação.
- Benefícios, práticas e desafios no envolvimento parental: Perspetivas das famílias, das crianças e da professoraPublication . Nunes, Bárbara Sofia Carvalho; Mata, LourdesEste relatório tem como foco um trabalho de investigação, construído no decorrer de uma Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se assim, compreender e aprofundar qual o tipo de envolvimento e relação que o contexto tinha com as suas famílias, neste caso junto de uma turma de 3º ano, constituída por vinte e duas crianças. A investigação foi orientada por três objetivos principais associados às questões de investigação, sendo eles direcionados para os benefícios, as estratégias e os principais desafios no envolvimento das famílias e relação entre escola-família. Para a realização do trabalho, utilizou-se uma metodologia qualitativa recorrendo a observação não-participante, registos do diário de bordo, um focus group com dois grupos de crianças, um questionário de respostas abertas à professora cooperante e um questionário realizado às famílias do grupo. Este relatório de investigação possibilitou a reflexão e análise das conceções das famílias, das crianças e da professora relativamente ao envolvimento que vivenciavam no contexto, demonstrando assim que todos reconheciam a importância e os benefícios de um bom envolvimento, no entanto existiam alguns desafios que estavam a ser mais difíceis de ultrapassar e, que segundo a literatura constituem fatores condicionantes ao envolvimento parental, nomeadamente a comunicação. Com este trabalho, foi possível compreender a importância e o investimento necessário que se deve fazer para obter uma boa relação com as famílias, para que as crianças possam usufruir e tirar o maior proveito de uma boa relação escola-família, visto que elas mesmas desejam esta relação.
- Brincar em educação pré-escolarPublication . Pires, Márcia Raquel Pereira; Pereira, , MónicaEste relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta uma investigação sobre o brincar na educação pré-escolar e os seus benefícios e constrangimentos. O estudo decorreu numa sala de uma instituição particular da área metropolitana de Lisboa, com crianças de 2–3 anos. Adotou-se uma metodologia qualitativa, com observação participante (notas de campo) e entrevista semiestruturada à educadora cooperante. O objetivo geral foi refletir sobre a importância do brincar no contexto da educação pré-escolar, analisando os benefícios e constrangimentos que os profissionais enfrentam para criar oportunidades de brincar, os benefícios no desenvolvimento das crianças, os fatores que retiram espaço ao brincar, e como a organização do ambiente educativo pode proporcionar momentos de brincadeira. Os resultados evidenciam que os profissionais enfrentam constrangimentos como rotinas rígidas, ocupação de áreas por materiais específicos do adulto, transições longas e baixa tolerância ao risco no exterior. Como estratégias para proporcionar brincadeira, identificam-se a co-construção de materiais com as crianças e a valorização do espaço exterior. Relativamente aos benefícios no desenvolvimento, observaram-se ganhos específicos no desenvolvimento cognitivo, socioemocional e motor, nomeadamente na resolução de conflitos, partilha de materiais e motricidade global. Os fatores que retiram espaço ao brincar incluem pressão por produções uniformes, fragmentação temporal e limitação no acesso a materiais. A organização do ambiente educativo contribui positivamente através de áreas bem definidas, materiais acessíveis e gestão equilibrada entre tempo estruturado e livre. Conclui-se que a organização intencional do ambiente relaciona-se diretamente com a qualidade do brincar, implicando proteção de períodos extensos para exploração livre e documentação pedagógica centrada nos processos das crianças.
- Dinâmicas de questionamento, diálogo e mediação na filosofia para criançasPublication . Mendonça, Maria Benedita Nogueira Aranha Furtado de; Montiel, AntónioO presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação desenvolvida decorreu numa cooperativa de ensino com uma turma do 4.º ano, tendo como foco a Filosofia para Crianças (FpC), com especial atenção ao papel do questionamento. Desta forma, pretendeu-se compreender o papel do questionamento nesta prática pedagógica, bem como o impacto da mediação do professor no desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e cuidadoso dos alunos. Neste sentido, formularam-se três questões de investigação: (1) Qual a função do questionamento na dinâmica das aulas de filosofia? (2) Qual o papel do professor? e (3) Qual o impacto observado nas crianças? Para a concretização desta investigação, assumiu-se uma metodologia qualitativa, recorrendo-se à observação participante e não participante e à realização de uma entrevista aberta. Os dados foram recolhidos através de notas de campo e da transcrição da entrevista ao professor responsável pelas sessões. A análise centrou-se nas dinâmicas de Filosofia para Crianças observadas e implementadas. A análise reflexiva das sessões observadas e da intervenção realizada permitiu reconhecer a riqueza do questionamento como prática promotora de pensamento de ordem superior, bem como o papel essencial do professor enquanto facilitador do diálogo e da construção coletiva de sentido. Através da confrontação entre os dados recolhidos e os referenciais teóricos, foi possível identificar múltiplas formas de mediação e estratégias que valorizam a escuta ativa, o respeito pelas ideias dos alunos e a construção de uma comunidade de investigação viva e participativa. As conclusões evidenciaram que o questionamento não é apenas um recurso, mas uma postura pedagógica que transforma a sala de aula num espaço de pensamento partilhado, potenciando a autonomia intelectual, a empatia e o envolvimento ético dos alunos com o mundo que os rodeia. Esta investigação constituiu, assim, um contributo para a compreensão da Filosofia para Crianças, do seu impacto e do seu comprometimento com uma educação crítica, criativa e cuidadosa.
- Ensino e aprendizagem da leitura no 1º anoPublication . Soares, Cláudia Cristina Ribeiro; Martins, Margarida AlvesEste Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (RPES) teve como principal objetivo perceber o processo de ensino da leitura numa turma de 1º ano de escolaridade. Este estudo foi realizado durante a prática de ensino supervisionada com um grupo de vinte e um alunos que constituíam uma turma de 1º ano de escolaridade, com o objetivo de encontrar resposta para as duas questões formuladas e nas quais este estudo se baseia: (1) Como ocorre o ensino da leitura numa turma de 1º ano de escolaridade? e (2) Qual a intencionalidade pedagógica da docente ao utilizar este método? Com recurso a uma metodologia de investigação qualitativa, foram realizadas entrevistas, observações e análises documentais, dos cadernos e das fichas de trabalhado realizadas pelas crianças. Analisámos a sequência didática de ensino da leitura definida e realizada pela professora, que usava uma adaptação do método das 28 palavras, assim como a sua intencionalidade educativa, o material pedagógico utilizado e as práticas de leitura que eram desenvolvidas neste contexto. Com este estudo foi possível aprofundar um método de ensino da leitura, que era usado pela professora, conhecer as suas vantagens e as suas limitações, e perceber que a leitura e contagem de histórias é fundamental para o envolvimento das crianças na aprendizagem da leitura.
- Inclusão de crianças refugiadas em educação pré-escolarPublication . Gouveia, Sandra Tatiana Teixeira; Pereira, MónicaEste relatório de prática de ensino supervisionada resulta de um estágio pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, focando-se na inclusão de crianças refugiadas no contexto pré-escolar. O objetivo principal consiste em analisar os desafios inerentes a essa inclusão e refletir sobre estratégias pedagógicas que promovam a participação plena e equitativa desses educandos. No mesmo foi utilizado uma metodologia qualitativa, com base em observação direta realizada ao longo da prática de ensino supervisionada, e que se traduziram em notas de campo. A revisão da literatura, em conjunto com a análise do conteúdo das observações realizadas, serviu de base para descrever, fundamentar e interpretar de forma mais consistente as situações vivenciadas durante o estágio. Concluído este processo de investigação, observação e intervenção, permitiu-se reconhecer o contributo do educador de infância na construção de contextos educativos acolhedores, inclusivos e responsivos à diversidade cultural. Evidenciou-se, igualmente, a relevância da supervisão pedagógica no fortalecimento da capacidade de reflexão crítica e na afirmação de uma identidade profissional assente em princípios de equidade, justiça social e participação ativa.
- Liberdade e democracia práticas pedagógicas que traduzem estes valores num contexto de jardim de infânciaPublication . Martins, Ana Patrícia dos Santos Caetano da Silva; Brito, Ana TeresaCom o objetivo de compreender de que forma as práticas pedagógicas e a organização do ambiente promovem valores fundamentais como a liberdade e a democracia, apresenta-se um estudo desenvolvido com um grupo de crianças dos 3 aos 6 anos, numa sala de jardim de infância de uma instituição situada num bairro histórico e multicultural de Lisboa. No projeto educativo, destacam-se os princípios de autonomia, da cooperação e inclusão, no seu alinhamento e cruzamento com o Movimento da Escola Moderna. Neste contexto, a investigação procura compreender de que forma um ambiente educativo que favorece a participação, escuta e negociação de regras, traduz a edificação de uma cultura democrática, bem como identificar desafios que se colocam na sua apropriação. Partindo de uma metodologia qualitativa, centra-se na análise documental, observação participante, e entrevista, envolvendo análise de registos reflexivos e documentação pedagógica. São discutidos exemplos concretos de práticas democráticas, vividas numa sala de jardim de infância. O estudo evidencia a importância de uma intencionalidade pedagógica que promova a cidadania ativa desde a infância e a relevância da articulação do seu projeto educativo com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
- O Tempo de Estudo Autónomo (TEA) numa turma de 1.º ciclo: o papel do professor.Publication . Mesquita, Carolina Castro; Gaitas, SergioO presente Relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), lecionada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio decorreu numa escola pública no centro de Lisboa, com uma turma de 2.º ano constituída por 21 crianças. Este trabalho de investigação tem como objetivos analisar a implementação do Tempo de Estudo Autónomo (TEA), um dos módulos de diferenciação pedagógica do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM), na rotina semanal de uma turma de 1.º CEB e compreender a ação do docente nestes momentos da semana. Recorreu-se à metodologia qualitativa, sustentada pela observação do contexto educativo durante o TEA, pela entrevista realizada à professora titular e pelas entrevistas realizadas a seis alunos. A análise de conteúdos realizada de seguida permitiu organizar os dados recolhidos em função das questões de investigação inicialmente formuladas. A análise reflexiva permitiu obter uma visão abrangente sobre o TEA do ponto de vista do docente, desde a preparação e organização até à sua implementação e manutenção em sala de aula. A professora titular adaptou este módulo do MEM às necessidades e características da turma, sem que a intencionalidade pedagógica se perdesse. O “cenário pedagógico”, mencionado por Santana (2000, p. 31), foi cuidadosamente preparado e organizado, o que favoreceu a implementação e manutenção do TEA ao longo das semanas. Constatou-se ainda que a postura da docente, marcada por ações intencionais e conscientes, coincidiu com as práticas pedagógicas promotoras de autonomia em contexto escolar, intituladas Autonomy-Supportive Instructional Behaviors (ASIBs) e expostas por Reeve e Cheon (2021).
