Psicologia Comunitária
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Browsing Psicologia Comunitária by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- O fim das instituições? Uma revisão sistemática de literatura sobre o panorama da desinstitucionalização da saúde mentalPublication . Pires, Johann; Moniz, Maria João VargasA Desinstitucionalização, é um tema recorrente desde a metade do século passado e no entanto continua a ser um tema atual. Diversos países ao redor do mundo, adotaram a desinstitucionalização em suas respetivas políticas públicas e planos para a saúde mental, porém quando fala-se em desinstitucionalização da saúde mental, nem sempre é adequado referir-se à desinstitucionalização como se fosse um processo único, uniforme ou equivalente entre os diversos países em que acontece. De uma maneira geral, é coerente dizer que a desinstitucionalização da saúde mental corresponde a saída das pessoas dos hospitais psiquiátricos, para serem integradas em serviços de saúde de base comunitária (Bachrach, 1976; Brown, 1975; Shen & Snowden, 2014). Porém, quando se diz respeito às respostas póshospitalização, estas, demonstram ser das mais variadas e por conseguinte, surtem diferentes efeitos. Esta tese pretende categorizar os serviços de saúde de base comunitária oferecidos em diferentes países, de acordo com seus atributos intrínsicos, de modo a compreender as qualidades que os compõem e que os assemelham ou diferenciam. A partir disto, tendo em vista o contexto que estão inseridos e as nuances dos serviços oferecidos, far-se-á possivel, comparar os resultados e consequências do processo de desinstitucionalização em cada pais.
- Resolução de conflitos internacionais: estudo com militares em missões de pazPublication . Pereira, João Gabriel Rucha; Ornelas, José H.O objectivo principal desta tese é compreender como os Estilos de Gestão e Resolução de Conflitos podem influenciar as Estratégias de Resolução Pacífica e Cooperativa dos Conflitos Internacionais. Para atingir este objectivo, houve necessidade de analisar e aprofundar as técnicas de Resolução de Conflitos (mediação, negociação, conciliação, facilitação e caucus), bem como a sua aplicabilidade no contexto dos Estilos de Resolução Pacífica e Cooperativa de Conflitos Internacionais. É necessário estudar e compreender os conflitos internacionais passados, recentes e actuais para, a partir daí, criar fórmulas mais eficazes para a sua resolução (Nye, Jr, 2011). O Professor Irwin Deutscher alerta para a importância da antecipação nos casos de conflito através do método comparativo, para que seja possível fazer uma previsão do mesmo, utilizando posteriormente métodos de Resolução de Conflitos integrados na Psicologia da Paz, contribuindo assim para a Paz (Deutsch, 2005). A razão desta investigação é tentar demonstrar que, através da Resolução Pacífica de Conflitos Internacionais, é possível minimizar a instabilidade, a guerra e o terrorismo; sugerir conceitos e métodos mais adequados, pretendendo ser um contributo para a obtenção da Paz, a redução da insegurança e da exclusão social, a sensibilização dos responsáveis políticos e outros, um possível guia de trabalho para os peacekeepers e mediadores/negociadores de conflitos internacionais e outros técnicos destas áreas, chamando a atenção para a necessidade de intervenções precoces como forma de prevenção e de mudança de alguns paradigmas, que permitam melhorar as políticas comuns de segurança, de defesa e de Resolução de Conflitos. Este estudo foi feito através de uma revisão crítica da literatura. Para além disso, e dado que as teorias científicas devem ser baseadas na observação de factos, foram utilizados dois instrumentos, uma entrevista e um questionário sobre Resolução de Conflitos, que foram aplicados a militares portugueses que estiveram envolvidos em Missões de Paz no estrangeiro, analisando posteriormente esses resultados, que fazem parte do estudo empírico. Assim, este estudo sugere que os Estilos e as técnicas/métodos de Gestão e Resolução de Conflitos Internacionais devem ser adaptados aos objectivos e às características de cada conflito, partindo do conhecimento dos métodos aplicados às situações reais estudadas, das opiniões e experiências dos militares, e dos resultados obtidos nestas situações, para, a partir daí, e com fundamentação teórica e científica, poder fazer a sua aplicação. Com este trabalho, pretendemos fazer uma síntese das evidências mais recentes sobre os conflitos internacionais, a sua compreensão e análise, bem como identificar os Estilos preferidos de Gestão e Resolução de Conflitos dos peacekeepers portugueses, para podermos encontrar melhores Estratégias de Resolução destes problemas em conflitos actuais e futuros, com o consequente benefício para as comunidades envolvidas. Após esta investigação (Teoria e Método), que incluiu a revisão da literatura, a análise dos questionários (N=265) e das entrevistas (N=6), aplicados aos peacekeepers portugueses que participaram no nosso estudo, concluímos que estes podem utilizar vários Estilos de Gestão e Resolução de Conflitos, sendo que o predominante é o Estilo Colaborativo, que expressa uma Assertividade e Cooperação acima da média, onde se combina a atitude de comprometimento, com o acolhimento e a reconciliação, levando a uma solução win-win.
- Vivência de uma Mãe com um Filho Adulto com Perturbação do Espectro do Autismo – Estudo de CasoPublication . Mendes, Luana Clemente; Morgado, JoséO autismo é como uma desordem neuropsiquiátrica, o sujeito possui dificuldades na área da interação e comunicação social verbal e não-verbal e nas relações apresenta modelos limitados e repetitivos. A família com um filho autista poderá vivenciar grandes alterações a nível social, profissional e emocional. O objetivo do estudo é compreender a vivência de uma mãe com um filho adulto autista, ou seja, perceber as implicações do diagnóstico que a perturbação traz na vida da mãe, qual a perceção em relação à inclusão de crianças com autismo no meio familiar, escolar e na sociedade e compreender a sexualidade e a fase adulta em indivíduos com esta perturbação. Realizou-se uma entrevista a uma mãe de um adulto autista utilizando um guião composto por 53 perguntas e 7 subtemas. No resultado, foi possível verificar que a mãe entrou em choque ao receber o diagnóstico do filho, entretanto, afirma que não se isolou, sendo fundamental na sua saúde mental. Considera que no início foi muito difícil e não teve ajuda da família. Na sua ausência, não quer passar a responsabilidade para os seus outros filhos de cuidar do irmão, apenas que estes nunca o abandonem. Na inclusão na escola e na sociedade referiu grandes dificuldades. Referente a sexualidade, mostrou-se preocupada e a possibilidade de um relacionamento afetivo é afastada. Na fase adulta não prevê futuro com autonomia para o filho. E destaca que na sua ausência vê como alternativa a possibilidade de contar com a ajuda de alguma instituição.