PCLI - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PCLI - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Naturais::Ciências Biológicas"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Redefinition of the circalittoral zone and its assemblages from Azores insular shelves through video surveyPublication . Mano, Ana Luísa Sinde Araújo Torres; Santos, Pedro Afonso; Tempera, FernandoOs oceanos enfrentam uma crise de perda de biodiversidade graças ao crescimento das atividades humanas e das alterações climáticas, enquanto o conhecimento do ambiente marinho e destes impactos continua escasso. Tal conhecimento reflete-se no circalitoral das plataformas insulares dos Açores e nas correspondentes comunidades, alvo do nosso estudo que teve como objetivo descrevê-los através da: (i) identificação dos padrões verticais baseado nas comunidades existentes, (ii) investigação da sua interação com importantes descritores ambientais, e (iii) comparação das comunidades com os biótopos estabelecidos pela EUNIS. A diversidade de morfotipos foi apurada por “drop down” câmaras colocadas de 50 a 200 m de profundidade em três ilhas do arquipélago e, posteriormente, estudada quanto à sua distribuição aos níveis individual e da comunidade. Os resultados apoiam a redefinição do circalitoral para os Açores. Aos 80 m, a luz que chega ao fundo marca o início da dominância de bioconstruções coralinas e comunidades faunísticas eretas. A partir dos 110 m a insuficiente luz seleciona apenas comunidades animais. Começando pelo circalitoral inferior, esponjas dominam até ca. 140 m enquanto os corais negros alcançam o circalitoral profundo, hidrodinamicamente estável permitindo a subsistência de uma mistura de esponjas e gorgónias frágeis dos ca. 140 m aos 200 m. Porém, a definição dos limites desta sub-zona deverá ser refinada com base na influente estabilidade térmica. A maioria dos biótopos identificados representa VMEs não contemplados na EUNIS, evidenciando a importância do conhecimento proveniente destes e de outros estudos para ações de conservação das plataformas insulares dos Açores e, possívelmente de outros arquipélagos da Macaronésia.
- The impact of in clipping in Zebrafish´s (danio rerio) swimming patternsPublication . Veloso, Mariana Vasconcelos; Lopes, Patrícia Alexandra RachinasO corte da barbatana é uma técnica de marcação e recolha de amostras biológicas muito utilizada, por exemplo, na biologia da conservação. Esta técnica é usada de forma que possam ser recolhidas amostras de tecidos orgânicos que são posteriormente utilizados em análises genéticas. Estas análises fornecem um ponto de vista muito valioso em termos de conservação de espécies uma vez que permitem obter conhecimento de dinâmica de populações. O peixe-zebra (Danio rerio) é um pequeno teleósteo comummente usado num número considerável de laboratórios um pouco por todo o mundo. É usado principalmente como uma espécie modelo em áreas ligadas à biologia como as ciências biomédicas, a genética e a biologia do desenvolvimento. O objetivo do presente trabalho é a utilização do peixe zebra de forma a estudar os possíveis impactos que o corte da barbatana possa ter nos padrões de movimento e natação dos peixes. Para isso foram cortadas quatro barbatanas, a dorsal, peitoral direita, caudal superior e caudal inferior, uma em cada contexto. Foi criado um algoritmo em MATLAB de forma a poder ser realizado video-tracking em vídeos pré (baseline) e pós corte. Os dados obtidos foram depois analisados com o auxílio do SPSS. Os resultados indicam que houve diferenças significativas em três pares distintos: pré e pós controlo (onde nenhuma barbatana foi cortada), pré e pós barbatana peitoral direita e pré e pós barbatana caudal superior. O presente trabalho demonstrou que o peixe-zebra, uma espécie modelo muito reconhecida, pode ser uma ferramenta valiosa para a biologia da conservação. Sendo assim, podem ser desenvolvidos e aplicados protocolos em contexto laboratorial antes de serem aplicados in situ. Isto permitiria que os resultados de estudos futuros fossem mais robustos e que espécies em risco de extinção fossem protegidas.