Psicocriminologia
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Psicocriminologia by Field of Science and Technology (FOS) "Psicocriminologia"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Da destrutividade à violência: O papel da experiência traumática no continnum dinâmicoPublication . Anjos, Pedro Miguel Rodrigues; Vila Real, ÂngelaA violência, agora como sempre, continua a preencher os conteúdos dos meios de comunicação e a suscitar variadas discussões no seio da sociedade. No âmbito da psicanálise, ao longo do tempo, o tema foi conhecendo várias aproximações em virtude quer dos desenvolvimentos da própria teoria, quer das posições pessoais dos vários autores. No nosso entender, é já altura para que o tema conheça uma nova conceptualização. Essa ambição passa, invariavelmente, pela (re)actualização da teoria instintivo-pulsional, fazendo não só jus à proposição do antagonismo pulsões de vida - pulsões de morte, mas atribuindo também à energia do Ego um papel preponderante no jogo de forças da vida psíquica humana. Neste modelo de entendimento, a tendência operante global e soberana das pulsões de morte é a destrutividade. É desta que, directa ou indirectamente, deriva a violência: ao serviço da destruição inata da espécie ou da conservação essencial do indivíduo. No processo dinâmico em causa, a experiência traumática assume um papel determinante no continuum de derivação e emergência da violência, enquanto manifestação na realidade concreta. Para sustentar a nossa tese, neste trabalho recorremos à apresentação, exploração e discussão de um caso real – um caso limite, no seu desfecho – e percorreremos os caminhos do psiquismo para por aí perscrutarmos as inscrições quer genéticas, quer histórico-biográficas da violência, no intuito de assim podermos compreender o quanto esta dimensão matriz do ser humano, quando dinamizada pela experiência traumática, encontra no presente não só expressão para um passado individual, mas também para uma herança colectiva de destrutividade.
- Ilicitude e delinquência na adolescência: Estudo exploratórioPublication . Rodrigues, Tânia Filipa; Sá, EduardoO presente trabalho representa um projecto de investigação organizado no âmbito do mestrado em Psicocriminologia. Começa por abordar de uma forma sucinta o que são as normas numa sociedade, o que pode levar um indivíduo a ser considerado um ser à margem da mesma para, depois, se centrar na transgressão e na delinquência na adolescência. O principal objectivo deste trabalho passa por estudar a percepção dos adolescentes, provenientes de bairros problemáticos, acerca da ilicitude para que se possa intervir junto dos mesmos de uma forma mais adequada, prevenindo comportamentos de risco. No contexto acima descrito, pretende-se aplicar um questionário a adolescentes provenientes de bairros problemáticos e a adolescentes provenientes de bairros ditos normais para posteriormente fazer a comparação. O objectivo é constatar se a zona habitacional dos adolescentes, influencia a percepção destes relativamente ao grau de ílicitude de determinados actos.
- A psicologia e o direito: Considerações sobre as perícias em contexto forensePublication . Silva, Dora Isabel Baptista; Vila Real, ÂngelaO presente trabalho pretende ser uma reflexão acerca do cruzamento científico entre a psicologia e o direito. Na justiça, sempre que se torna necessário uma análise técnicocientifica do comportamento criminoso, o juiz pode recorrer à Psicologia ou à Medicina, através de instrumentos e meios de prova previstos na Lei – As perícias. Procurou-se reflectir acerca da relevância da psicologia enquanto instrumento de análise do comportamento criminal, através deste instrumento em particular na determinação da culpa. Após o enquadramento teórico do problema e das definições conceptuais pertinentes, exemplificámos o seu meio operatório, através da análise de um processo judicial que nos serviu de guia à reflexão. Nesse percurso verificámos que há comportamentos criminais que têm necessariamente de ser interpretados não só à luz da Lei, mas também da personalidade do agente e à face das circunstâncias do meio, fazendo surgir um desejável investimento em áreas como a psicocriminologia.