Educação Pré-escolar
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Educação Pré-escolar by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Como ocorrem os processos de planificação no contexto educativo de prática supervisionada?Publication . Pereira, Mariana Pedrosa Alves; Martins, Margarida AlvesO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada foi concretizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, integrado no ISPA – Instituto Universitário, e decorre da prática supervisionada concretizada num contexto educativo de 1º ciclo do ensino básico. Este descreve o processo investigativo desenvolvido numa turma de 3º ano de escolaridade, inserida numa instituição pública de educação, cujas dinâmicas diárias de trabalho integram o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Destas dinâmicas, destacaram-se as que correspondiam à gestão e regulação temporal do grupo, e, particularmente, os processos, dialógicos e negociais, de coconstrução cooperada das planificações semanais nos blocos letivos de ‘Conselho de Cooperação’. Este estudo orientou-se segundo uma metodologia qualitativa, assente em instrumentos de recolha e tratamento de dados como a observação participante e sistemática, as notas de campo, registos fotográficos e gravações de áudio, obtidas, essencialmente, em períodos de ‘Conselho de Cooperação’ da turma, e suas transcrições, posteriormente submetidas a uma análise discursiva, segundo uma categorização desta emergente, estruturada em grelhas de análise de dados. O processo de análise crítica e reflexiva da informação recolhida permitiu dar resposta às questões orientadoras formuladas e, nomeadamente, entender como ocorrem os processos de planificação no contexto da prática de ensino supervisionada. A análise considerou a participação e o envolvimento dos elementos do grupo nesses processos negociais, relevandose o diálogo, a comunicação e a cooperação como desígnios fundamentais destes, corroborados pelos princípios democráticos do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna que os sustentam.
- Porque é que as pessoas existem : a voz ativa da criança no movimento da escola modernaPublication . Barreto, Rita Pinto de Moniz; Brito, Ana TeresaEste relatório tem como tema “A voz ativa da criança no contexto do Movimento da Escola Moderna”. Como objetivos, procura compreender que impacto tem no desenvolvimento da criança, o facto de esta ser mais participativa e ativa num ambiente de Educação pré-escolar (EPE), qual a influência do Movimento da Escola Moderna (MEM) na promoção da voz ativa da criança e perceber que papel tem o educador ao promover a participação e voz da criança. Este tema e objetivos surgiram no decorrer da minha prática supervisionada, realizada numa Instituição Privada de Solidariedade Social, onde a pedagogia utilizada é o MEM, sendo que a sala que me recebeu, era composta por um grupo de 23 crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e os 5 anos, um grupo heterogéneo. Para a realização deste estudo, contei com a participação ativa das crianças, que observei atentamente recorrendo às notas de campo com o fim de me ajudar a compreender os objetivos traçados para a realização deste Relatório Final sobre a Prática Supervisionada. Também, para melhor esclarecer os objectivos delineados e os aspetos observados, realizei uma entrevista a educadora cooperante. A Metodologia utilizada foi, assim, qualitativa, permitindo-me refletir, de modo fundamentado, que a pedagogia aplicada pela instituição, bem como o trabalho realizado pela educadora, contribui para que as crianças sejam seres ativos no seu quotidiano em EPE, num contexto democrático em que desenvolvem um bom sentido interventivo e crítico face a si mesmas, aos outros e ao mundo que as rodeia. Permitiu-me ainda reconstruir a minha visão sobre a educação pré-escolar e de como profissionais podemos tornar melhor o dia a dia de uma criança, ouvindo-a, proporcionandolhe espaços e momentos para que esta seja autónoma e construindo a fundação para ser uma boa cidadã.
- Promover a participação e a cooperação da relação escola-famíliaPublication . Pereira, Cláudia Sofia Carmezim MartinsO presente relatório insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) e foi elaborado a partir da experiência vivenciada no decurso do estágio curricular, numa sala de três anos, de um Jardim de Infância inserido numa Instituição de Solidariedade Social (IPSS) em Lisboa. A problemática desta investigação circunscreve-se na relação entre a escola e a família. Desta forma, foi utilizado como referencial teórico o modelo explicativo da tipologia do envolvimento parental Epstein (2001), pretendendo-se compreender de que forma é vivenciada a relação escola/família, em contexto pré-escolar, no sentido de melhor conhecer a participação e cooperação entre os agentes educativos. A investigação foi alicerçada numa metodologia qualitativa que recorreu a questionários, aplicados aos pais (das salas de três anos) e aplicados às educadoras das respetivas salas. A observação direta e os respetivos registos em diário de campo também complementaram a recolha da informação necessária a esta investigação. Verificou-se que a instituição estabelece relação com as famílias embora não seja demonstrada a participação de todas as famílias no que diz respeito às propostas desenvolvidas pelo contexto escolar.