Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-31"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Atletas que competem lesionados: Uma questão de gravidade da lesão e/ou de personalidade?Publication . Costa, Francisco Alexandre Ribeiro da; Loureiro, FilipeO presente estudo tem como objetivo estudar o efeito da gravidade da lesão na intenção do atleta em competir lesionado e o efeito moderador da sensation seeking nesta relação. Para tal, contou-se com a participação de 55 atletas de competição do sexo masculino e 16 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 18 e 71 anos. De modo a avaliar as variáveis em estudo, foram utilizados como instrumentos o Arnett Inventory of Sensation Seeking (AISS) (Arnett, 1994), a versão reduzida do Big Five Inventory (BFI-10) (Bártolo-Ribeiro, 2017), algumas questões do Literacy in Musculoskeletal Problems (LiMP) adaptado para o contexto desportivo (Timpka et al., 2023), sendo também criados cenários hipotéticos de gravidade da lesão. Os resultados obtidos revelam um efeito significativamente negativo entre a gravidade da lesão e a intenção de competir, evidenciando também a inexistência de uma associação significativa entre a sensation seeking e a intenção de competir. Relativamente ao teste de moderação proposto, apesar de o efeito moderador da sensation seeking na relação entre a gravidade da lesão e a intenção de competir não ser significativo, observou-se um padrão que evidencia que em situações ambíguas de lesão (lesão moderada), atletas com níveis elevados deste traço de personalidade apresentam uma maior intenção de competir. Análises adicionais permitiram também observar uma associação significativa entre a sensation seeking e a dimensão Extroversão do BFI-10 e padrões que sugerem um possível papel moderador de outras variáveis em estudo. Estes resultados denotam a importância da compreensão dos traços de personalidade dos atletas em fases de recuperação de lesão e a necessidade se incluir o papel do psicólogo no delineamento das intervenções de reabilitação, com o intuito de se aumentar o nível de adesão dos atletas à mesma.
- Superar o medo de falhar: Basta sentir-se competente ou é preciso acreditar que é possível melhorar?Publication . Silva, Maria Madalena Gil Santos da; Loureiro, FilipeO objetivo da presente investigação foi estudar o efeito da Perceção de Competência sobre o Medo de Falhar em atletas. Ainda, sugeriu-se estudar o efeito moderador do traço de personalidade Growth Seeking, ou Mentalidade de Crescimento Pessoal, na relação negativa entre as duas primeiras variáveis. Foram recrutados 123 atletas, mais especificamente 50 do sexo feminino e 73 do sexo masculino. As idades compreendidas variaram entre os 18 e 57 anos (M = 24.07, DP = 8.139). Para a recolha de dados, foi construído um questionário online através da plataforma Qualtrics, na qual foram aplicados os seguintes instrumentos: três itens relativos à Perceção de Competência adaptados de Chanal, Marsh, Sarrazin e Bois (2005), o Questionário Multidimensional do Medo de Falhar no Desporto (QMFD), desenvolvido originalmente por Conroy e colaboradores (2002) e traduzida para a população portuguesa por Correia, Rosado e Serpa (2016) e, por fim, a escala de Growth Seeking, versão adaptada à população portuguesa por Diogo (2019). Os resultados obtidos evidenciaram que: a Perceção de Competência está negativamente relacionada com uma dimensão do Medo de Falhar, nomeadamente, o Medo associado à Desvalorização da Autoestima; a Mentalidade de Crescimento Pessoal está positivamente relacionada com a Perceção de Competência, e negativamente relacionada com o Medo de Falhar, enquanto construto geral, assim como com as suas dimensões de Medo associado à Desvalorização da Autoestima, Medo de Sentir Vergonha e Embaraço, e o Medo de Ter um Futuro Incerto. Os resultados referentes à moderação testada foram apenas significativos para atletas do sexo masculino e revelaram que, por mais que um atleta do sexo masculino se sinta competente na modalidade, se não tiver desenvolvido a capacidade de ver os obstáculos como algo positivo, ou os erros como parte do processo de aprendizagem, vai ter maior Medo de Falhar. Os resultados obtidos reforçam a importância da promoção de crenças relativas ao Crescimento Pessoal devido à influência desta na Perceção de Competência e Medo de Falhar nos atletas, enquanto se abre a discussão face aos papéis de género no desporto.
- O efeito mediador da variável resiliência na relação entre perceção de suporte social disponível e intenção de dropout/abandono em contexto desportivoPublication . Natividade, Bruno José Nogueira Saramago; Garcia-Marques, TeresaO mundo do desporto é exigente e está em constante evolução havendo de entre os que praticam um desporto muitos que abandonam a sua prática.. Vários fatores podem contribuir positivamente e negativamente para uma intenção de abandono/dropout. Neste trabalho procura-se perceber o papel do suporte social percebido como disponível. Nomeadamente perceber a relação entre a perceção de suporte social disponível e a intenção de abandono/dropout e se esta é mediada pelos níveis de resiliência psicológica do atleta. Para tal, inquiram-se atletas de várias modalidades sobre a sua intenção de dropout acedendo ao mesmo tempo perceção de suporte social (através da escala PASS-Q) e níveis reportados de resiliência (recorrendo à escala CD-RISC 10) Os resultados não revelam a esperada relação positiva entre o apoio social e intenção de dropout, apesar do apoio social estar relacionado como os níveis de resiliência do atleta. Uma análise critica das metodologias sugere a pouca sensibilidade dos itens que constituem a intenção de dropout bem como a especificidade da amostra de atletas que parecem apresentar elevados níveis de confiança.