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- Effect of temperature on broadnosed pipefish, Syngnathus typhle, behaviour, body condition and survivalPublication . Miranda, Leonor Mariana de Sousa; Faria, Ana Margarida da SilvaA temperatura é um fator determinante para os organismos ectotérmicos, como os peixes. Compreender de que forma o aquecimento do oceano tem impacto nas espécies, a nível individual e populacional, é importante para a sua gestão e conservação. O presente estudo testou os efeitos da exposição prolongada a temperatura elevada no comportamento, condição física e sobrevivência da marinha-de-focinho-grosso, Syngnathus typhle. Os indivíduos foram expostos a duas temperaturas (20ºC e 24ºC) durante 4 meses. Foram feitas observações comportamentais três vezes por semana e os indivíduos pesados e medidos quinzenalmente. Os resultados do estudo sugerem que os comportamentos de natação e repouso não foram afetados pela temperatura, mas variaram ao longo do período de exposição; já o comportamento de movimentação lenta foi afetado pela temperatura, tendo os peixes mantidos a 24ºC passado mais tempo neste tipo de movimento. Foram observadas diferenças na condição física, associadas à exposição prolongada à temperatura elevada, observando-se indivíduos mais pequenos e com menor peso. A sobrevivência foi afetada tanto pela temperatura, havendo mais mortes na temperatura elevada, como pelo tempo de exposição, tendo o número de mortes aumentado em ambos os tratamentos. Estes resultados sugerem que apesar de não existirem efeitos a nível de comportamento, a exposição crónica a temperaturas elevadas, previstas para o final do século, poderá provocar stress térmico nesta espécie de singnatídeo, comprometendo a sua condição e sobrevivência.
- Construção e Validação da Versão Preliminar da Escala da Aspiração à Parentalidade (EAP)Publication . Rodrigues, Inês da Silva; Costa, Pedro AlexandreA literatura é escassa no que toca à parentalidade da população LGBTQ+. Ainda assim, foram feitos alguns estudos que abordam algumas das dimensões que compõem a parentalidade nesta população (Goldberg et al., 2012; Tate & Patterson, 2019; Lawson, 2004; Baiocco and Laghi, 2013; Gato et al., 2019; Leal et al., 2018), no entanto parece ainda haver a necessidade de criar um instrumento que consiga medir todas as dimensões que compõem a aspiração à parentalidade numa escala única. O objetivo deste estudo foi construir e avaliar as propriedades psicométricas da Escala de Aspiração à Parentalidade (EAP). A amostra utilizada neste estudo foi composta por 515 participantes, 199 participantes heterossexuais cisgénero e 316 participantes LGBTQ+ com idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos, sem filhos. A EAP é constituída por 57 itens, dos quais 9 são destinados apenas à população LGBTQ+ distribuídos por nove potenciais dimensões construídas teoricamente: Desejo; Intenção; Reflexão; Prioridades; Planeamento; Timing; Formas de Concretização; Constituição de Família; Expectativas e Dificuldades/Resiliência. Os resultados da Análise Fatorial Exploratória para a amostra total e da AFE separadamente para pessoas heterossexuais cisgénero e pessoas LGBTQ+ revelou a presença de apenas quatro dimensões. A Análise Fatorial Exploratória para a dimensão exclusiva para pessoas LGBTQ+ revelou a presença de duas dimensões. A validade convergente, discriminante e a fiabilidade indicaram que a EAP é uma medida confiável e válida para medir as aspirações à parentalidade em pessoas LGBTQ+. Apesar destes resultados terem sido satisfatórios para esta versão preliminar seria importante dar continuidade às análises psicométricas da escala com as novas dimensões, inclusão de novos itens e reformulação ou até exclusão de itens que foram identificados como problemáticos nesta análise de forma a encontrar resultados mais sólidos e consistentes.
- Intervenção Psicológica com Pessoas LGBT+: Perspetivas de Futuros/as Psicólogos/as Portugueses/asPublication . Henriques, Hugo Furtado Silva; Costa, Pedro AlexandreO presente estudo teve como objetivos averiguar quais as crenças e expetativas de estudantes finalistas de psicologia relativamente à intervenção psicológica a realizar com a população LGBT+, tendo como objetivos específicos descrever a formação obtida nestas temáticas e importância atribuída à mesma, bem como explorar as crenças das pessoas participantes face às minorias sexuais e de género. Para tal, foram realizadas entrevistas a 33 estudantes de diversos mestrados de psicologia com idades compreendidas entre os 22 e 44 anos de idade. As pessoas participantes foram recrutadas por via de redes sociais e redes de contacto do investigador, tendo as entrevistas sido realizadas presencialmente e online, através da plataforma Zoom. Os resultados foram analisados segundo o método da análise de conteúdo, tendo-se identificado quatro categorias principais: (1) Crenças Cognitivo/Afetivas; (2) Estigma Sexual, (3) Formação em temáticas LGBT; (4) Intervenção Psicológica com Pessoas LGBT+. Verificou-se a crença consistente das pessoas LGBT+ continuarem a sofrer discriminação em diversos contextos e aos efeitos adversos desta na sua saúde mental. Os/as/es participantes relataram uma quase inexistência de contacto com informação científica sobre diversidade sexual e de género, resultados que poderão explicar parcialmente as suas atitudes e expetativas em relação à intervenção psicológica a realizar com esta população. As implicações deste estudo remetem para a necessidade de formação de futuros/as profissionais acerca de práticas adequadas à população LGBT+ e para a importância da inclusão destas temáticas nos currículos académicos de psicologia.