Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-13"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- “Diz-me como te sentes, ajudar-te-ei na forma como reages”: O impacto do sentimento de competência parental na relação entre as reações parentais às emoções negativas e a regulação emocional das criançasPublication . Steffensen, Patrícia Covas; Schiro, Eva Diniz Bensaja DeiOs pais são os principais agentes socializadores das emoções dos seus filhos, tendo um impacto fulcral na sua capacidade de regulação emocional. Neste sentido, é importante que se continue a aprofundar a investigação sobre que fatores podem influenciar a forma como as figuras parentais reagem às emoções negativas das crianças e o impacto consequente na sua capacidade de regulação emocional. O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre as reações parentais às emoções negativas das crianças e a regulação emocional das mesmas, mediada pelo sentimento de competência parental. A amostra consiste em 174 pais e mães (M=39.47; DP=4.58) de crianças que frequentem o 1.º Ciclo. Os dados foram recolhidos em formato online, através da plataforma Qualtrics. Os resultados demonstraram que as dimensões do sentimento de competência parental determinam, pelo menos parcialmente, a influência das reações desprovidas de suporte na labilidade. Todavia, não se pode concluir que isto aconteça a respeito das reações de suporte e a regulação emocional. Ainda assim, a dimensão da autoeficácia parece determinar, pelo menos parcialmente, a influência das reações de suporte na labilidade. Conclui-se que o facto de os pais se sentirem menos auto eficazes e menos satisfeitos possui impacto na tendência para recorrerem a reações desprovidas de suporte e, consequentemente, nas dificuldades de regulação emocional das crianças.