Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-03"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Discover the ocean with Kids dive: Impact of a digital ocean education program during COVID-19 pandemicPublication . Malzone, Tassiana Vasconcelos; Almada, Frederico José Oliveira deO programa Kids Dive é um programa prático de literacia do oceano que inclui atividades subaquáticas. Durante a pandemia da Covid-19, foi totalmente substituído por um programa virtual para fazer face às restrições sociais impostas na altura. O novo programa envolveu escolas-alvo em atividades como: uma experiência de mergulho com máscaras de realidade virtual em cartão (VR360); sessões de campo ao vivo a partir de margens rochosas intertidais locais, e visitas virtuais guiadas ao Oceanário e ao Jardim Zoológico de Lisboa. O impacto deste programa virtual foi avaliado através de inquéritos ao nível de literacia do oceano, das atitudes e comportamento dos estudantes em relação à proteção marinha, e avaliando também a curiosidade para continuar a explorar o oceano com mergulho autónomo. Os 201 inquéritos válidos de pré e pós-programa foram distribuídos igualmente entre géneros e incluíram estudantes do 8º ao 11º ano de diferentes regiões de Portugal Continental. Foi observado um efeito positivo e significativo relativamente ao aumento geral da literacia do oceano, com impacto sobretudo nos alunos do 8º e 10º ano, realçando o importante papel da educação informal nas escolas. Este programa não trouxe mudanças significativas nas atitudes ambientais dos estudantes, mas considera-se que as mudanças comportamentais foram limitadas durante o tempo de confinamento social. Foram encontradas diferenças notáveis relativas à curiosidade de continuar a explorar o oceano com ferramentas virtuais. No futuro, a junção de atividades práticas e virtuais poderá aumentar o impacto dos programas de educação, adaptável a situações de confinamento pandémico.