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- Relação da eficácia da liderança, da clareza da função e da abertura à experiência com o desempenho adaptativo : o efeito mediador do work engagementPublication . Mocho, Diogo Henrique LopesEste estudo tem como objetivo investigar a relação da eficácia da liderança, da clareza da função e da abertura à experiência no desempenho adaptativo, e o efeito mediador do work engagement nesta relação. Para tal foi realizado um estudo quantitativo com base numa amostra obtida por conveniência, composta por 183 indivíduos que integrassem uma organização há pelo menos 6 meses, os quais responderam a um questionário online de forma voluntária. A análise dos resultados obtidos indica-nos que a eficácia da liderança e a abertura à experiência influenciam positiva e significativamente o desempenho adaptativo, efeito que não se verificou para a clareza da função. Os resultados indiciam também a existência de uma mediação completa do work engagement na relação entre a clareza da função e o desempenho adaptativo e na relação entre a eficácia da liderança e o desempenho adaptativo. Foi obtida ainda uma mediação parcial do work engagement na relação entre a abertura à experiência e o desempenho adaptativo. Os resultados expressos remetem para a necessidade de reflexão das organizações, não só sobre a importância dos recursos do trabalho para o sucesso organizacional, mas também no que se refere ao impacto da personalidade dos indivíduos no desempenho adaptativo. Organizações que clarifiquem o papel dos seus colaboradores, que possuam chefias eficazes e colaboradores com níveis elevados de abertura à experiência podem esperar aumentos significativos no desempenho adaptativo dos trabalhadores, promovido pelo aumento do work engagement dos mesmos.
- Shame if you do, shame if you don’t: estereótipos de género e atitudes face à amamentaçãoPublication . Branco, Rita Moisés da Silva; Leal, Isabel PereiraProblema: Refletir o impacto do exercício da amamentação para a saúde mental da mulher, nomeadamente procurando compreender a influência dos estereótipos de género nas questões da maternidade. Objetivo: Investigar se quem tem estereótipos de género mais rígidos é também quem tem uma perspetiva de amamentação mais rígida, além de explorar relações com variáveis sociodemográficas e socioclínicas. Método: 1227 mulheres entre 19 e 49 anos (M=33.0; DP=4.87). Estado civil: 121 solteiras, 482 união de facto, 610 casadas, 13 divorciadas e uma viúva. Habilitações literárias: 38 ensino básico e 345 ensino secundário e em ensino superior 530 licenciaturas, 292 mestrados e 22 doutoramentos. Situação profissional: 15 estudantes, 47 regimes de baixa médica, 213 desempregadas e 952 empregados. A condição necessária à participação era nos últimos dois anos terem sido mães ou terem amamentado. Os instrumentos utilizados foram Questionário sociodemográfico e socioclínico, Questionário de Atitudes Face à Amamentação (QAFA) e o Ambivalent Sexism Inventory (ASI). Resultados: Associação positiva e significativa do QAFA com o ASI. O sexismo hostil encontra-se correlacionado positivamente com “Obrigações” e Limitações” e o sexismo benévolo com “Benefícios”, “Obrigações” e “Limitações”. As mulheres divorciadas, em regime de baixa médica e com o ensino básico apresentam tendência para atitudes mais favoráveis à amamentação e as solteiras, em regime de baixa médica e doutoramento exibem inclinação para mais sexismo. Discussão: Quanto mais favoráveis as atitudes face à amamentação, maiores os níveis de sexismo. Apesar de não serem encontradas diferenças significativas com as variáveis sociodemográficas e socioclínicas as propensões permitem uma reflexão
- A relação da complexidade da tarefa, da eficácia da liderança e da autodefinição de objetivos com a satisfação no trabalhoPublication . Potes, Beatriz Nunes de Carvalho Megre; Caetano, AntónioA presente investigação tem como propósito contribuir para o estudo organizacional, no ramo da qualidade de vida do colaborado – satisfação no trabalho. Neste sentido, pretendeu-se testar um modelo que possibilite descrever o modo como a complexidade da tarefa, a liderança percebida e autodefinição de objetivos estão relacionadas com a satisfação no trabalho. O estudo contou com a participação de 177 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 63 anos, sendo que todos se encontravam em regime de trabalho ativo. A participação neste estudo realizou-se através do preenchimento, voluntário, de um questionário online. Os resultados obtidos revelaram que os preditores utilizados neste estudo apresentaram relações significativas e positivas com a satisfação no trabalho. Este estudo realça a importância da perceção de satisfação no trabalho como resultado das funções que os indivíduos exercem, da perceção da liderança e da forma como estes definem as suas metas no trabalho.
- Atitudes das mulheres em relação à amamentação prolongada : um estudo qualitativoPublication . Ferreira, Mónica Lino Pinheiro da FonsecaAs entidades de saúde recomendam a amamentação em exclusivo até aos 6 meses, considerando que esta se possa estender até aos 2 anos. Apesar de uma grande parte das mulheres não conseguir atingir a meta da amamentação exclusiva, uma outra parte de mulheres consegue prolongar o processo de amamentação, por vezes excedendo os 2 anos. Verifica-se na literatura científica uma escassez de estudos sobre a amamentação prolongada. Esta investigação procura realizar um estudo exploratório às atitudes das mulheres em relação à amamentação prolongada. O presente estudo descreve-se como apresentando um desenho de investigação de caráter exploratório, retrospetivo e transversal, utilizando uma metodologia qualitativa. A amostra é constituída por 45 mulheres, com duração média da amamentação de 27.13 meses, residentes em Portugal e que tivessem amamentado durante mais de 6 meses nos últimos 2 anos, sendo uma amostra não probabilística, por conveniência e bola de neve. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, através da plataforma Zoom, e, respeitando os procedimentos éticos, foram gravadas e posteriormente transcritas na sua plenitude. Foram posteriormente analisadas através do método de análise de conteúdo, com auxílio do software MAXQDA. Foram criadas 6 categorias principais: a escolha da amamentação, visão da sua experiência de amamentação, visão da amamentação, atitudes face ao prolongar da amamentação, pressão sentida para o desmame e atitudes face ao desmame. Os dados retirados permitem concluir que o prolongar da amamentação é influenciado por diversas variáveis, e permite também elucidar o impacto negativo e julgamento sentido que esta decisão pode apresentar.
- Programa de ortografia: impacto na frequência de erros ortográficos e na explicitação das regras ortográficasPublication . Santos, Teresa Margarida Silva dos; Silva, Ana CristinaO presente estudo tem como objetivo investigar o impacto de um Programa de Ortografia, no qual a revisão dos erros ortográficos é realizada através de uma grelha de correção com explicitação das regras ortográficas. Acede-se ao impacto do mesmo através do desempenho ortográfico, mensurado pela frequência de erros ortográficos, e do grau de explicitação da ortografia, mensurado pelo reconhecimento da escrita correta e pelo nível de explicitação das regras de ortografia. No estudo quase-experimental em questão participaram 100 alunos do 3.º ano de escolaridade. Os mesmos encontravam-se distribuídos por cinco turmas que, por sua vez, foram selecionadas para os grupos de controlo e experimental. Nos momentos de avaliação, em pré e pós teste, foram realizados um exercício de ditado, com 86 palavras que requeriam conhecimento das regras de ortografia contextuais, fonológicas e morfossintáticas, e uma entrevista individual, com 37 cartões que requeriam o reconhecimento e a explicação da escrita correta e das regras subjacentes. Entre os momentos de avaliação, os participantes efetuaram nove sessões, sendo que cada sessão implicava a realização de um exercício de ditado e a respetiva correção. No grupo experimental foram sublinhados, a cores, os erros ortográficos, sendo pedida a correção dos mesmos com recurso à grelha de correção com indicação das respetivas regras de ortografia, por cores. No grupo de controlo foram corrigidos os erros ortográficos, sendo pedida a cópia da escrita correta dos mesmos, repetida três vezes. Os resultados não registaram diferenças significativas entre os grupos de controlo e experimental face ao desempenho ortográfico nas diferentes regras e na totalidade das mesmas. No entanto, os resultados demonstraram algumas diferenças tendencialmente significativas entre grupos face ao grau de explicitação da ortografia