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- O que nos leva a procurar outra organização : o efeito moderador do employer branding na relação entre o compromisso e o turnoverPublication . Costa, Miguel Silvestre; Andrade, Luís José NunesNum mercado cada vez mais competitivo, as organizações procuram novas ferramentas para desenvolver os seus ativos, para que sejam capazes de motivar e reter os colaboradores a longo prazo. Posto isto, a relação entre o compromisso e turnover há muito que é estudada pelos recursos humanos. No entanto, ao verificar uma lacuna na literatura que relacione o compromisso e turnover com novas práticas de RH, tais como, o efeito moderador do employer branding, criou-se um questionário para a população portuguesa que conta com 101 participantes. Os instrumentos utilizados foram a Escala “EmpAt” de Berthon et al, (2005), no sentido de avaliar o Commitment Organizacional, será utilizada a escala desenvolvida por Meyer & Allen (1997) e ainda as intenções de saída, que foram medidas através de uma escala desenvolvida por Bozeman e Perrewé (2001). Na perceção dos colaboradores será o employer branding uma ferramenta ativa para manter um compromisso saudável com a organização? Pretende-se compreender se na perceção dos colaboradores, o employer branding possa ser uma ferramenta ativa para manter um compromisso saudável com a organização. Ao longo deste trabalho serão ainda discutidas futuras implicações para o tecido empresarial, na perspetiva de compreender este fenómeno não só da ótica do colaborador, mas também de quem o emprega. Para o estudo em causa foi criado um questionário com a inclusão de três escalas, numa amostra de 101 trabalhadores portugueses, sendo que 41 do sexo masculino (40.6%) e 60 do sexo feminino (59.4%). Os resultados conferem a relação entre o compromisso e o turnover, ou seja, quanto mais comprometidos com a organização menor serão as intenções de saída, bem como uma possível moderação do employer branding.
- Impacto dos valores culturais sobre a confiança nas instituições da Guiné-BissauPublication . Correia, Joaninha Denise Gomes; Andrade, Luís José NunesEste estudo pretende ser uma pequena mostra daquilo que é tendencialmente o posicionamento da sociedade da Guiné-Bissau face a problemática da Confiança nas Instituições, tendo em conta os Valores Culturais desta mesma sociedade. É sustentado pelo estudo do Hofstede e Minkov e suportado pela Tese de Doutoramento do Doutor Paulo Finuras. A amostra do estudo é constituída por 112 participantes, de nacionalidade guineense, que residem e trabalham nas várias instituições da República da Guiné-Bissau e, cujas idades variam entre 25 e 59 anos, de ambos os sexos, sendo que em termos percentuais são 47,3% masculino contra 52,7% feminino. Com este estudo, traçou-se dois objetivos: primeiro consiste em situar o perfil cultural da Guiné-Bissau nas 7 dimensões de Hofstede e Minkov, e medir o grau de confiança dos cidadãos nas instituições; segundo, analisar qual a relação entre os valores culturais e o nível de confiança nas instituições. Quanto à metodologia, procedeu-se a análise dos dados considerando os métodos qualitativos e quantitativos, designadamente análise fatorial e regressão linear simples. Os resultados revelam uma tendência para uma maior confiança dos guineenses nas instituições privadas, enquanto classificavam negativamente as instituições públicas, as de caráter judicial e política social, coincidindo com o que Paulo Finuras (Finuras, 2013) encontrou nos outros países africanos lusófonos que estudou, com a agravante de que, no caso da Guiné, as instituições mais penalizadas são as forças armadas e presidente da república. Tal como o Finuras, confirmaram-se algumas hipóteses formuladas nomeadamente a H1 e H2.