Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-21"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relação entre o jardim de infância e a comunidade envolvente num contexto do Movimento da Escola ModernaPublication . Santos, Beatriz Baldo dos; Gomes, Elisabete XavierO presente relatório resulta da Prática Supervisionada em contexto de Jardim de Infância, realizada durante o Mestrado em Educação Pré-escolar, que teve a duração de quatro meses, com um grupo heterogéneo de dezanove crianças com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. O jardim de infância situa-se dentro de um jardim público. Com este relatório final tive como objetivo compreender a importância da relação entre o jardim-de-infância e a comunidade envolvente do mesmo e qual o papel da metodologia utilizada em contexto de sala, o modelo do Movimento da Escola Moderna. A abordagem metodológica usada para a realização deste relatório orientou-se pelo paradigma qualitativo interpretativo com recurso à entrevista realizada à Educadora Cooperante da prática supervisionada, à observação direta do grupo onde foi realizada a mesma prática e à análise documental de instrumentos de regulação do modelo pedagógico realizados durante o mesmo período. Ao longo da elaboração deste trabalho, pude verificar que as aprendizagens em contexto social parecem promover a aquisição dessas mesmas aprendizagens de forma mais significativa e, consequentemente, as crianças apropriam-se das vivências com um maior envolvimento no seu próprio processo de aprendizagem. Neste sentido, no decorrer da minha prática pedagógica, bem como na elaboração do presente relatório foi-me possível entender o quão importante é promover a um grupo de crianças vivências diferenciadas. Dar a oportunidade de descobrirem e construírem a sua aprendizagem fora da sala.