Browsing by Issue Date, starting with "2019-10-10"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Escala de bem-estar dos professores: adaptação e validação da escala TWBS para a língua portuguesaPublication . Afonso, Nelson Tiago Rodrigues; Gouveia, Maria João Pinheiro MoraisActualmente o bem-estar do Professor foi alvo de uma grande investigação no nosso país que avançou uma percentagem de 76,4% de professores portugueses (Varela & al, 2018) com sinais de esgotamento emocional. Este estudo visou compreender o adoecimento docente, relacionando com organização do trabalho e modo de vida. O objectivo principal deste estudo consiste na adaptação e validação preliminar do instrumento de medida de bem-estar dos professores de Collie, Teacher Well-Being Scale. Para este objectivo, foi realizada a validação preliminar, através da validação factorial do modelo original da escala. O questionário possui 16 itens que avaliam até que ponto diferentes aspectos do seu trabalho de docência, influencia o seu bem-estar como professor. O estudo conta com 403 participantes, professores activos na docência no continente português, que se distribuem pelos 4 níveis de ensino (1.º, 2.º, 3.º Ciclo e Secundário), com idades compreendidas entre os 26-68 (M=46,76; DP=7,978), de ambos os géneros (F=86,6). Os resultados mostram que a estrutura factorial original não se adequa aos dados da amostra em estudo. Foi necessária uma adaptação dos itens para obter níveis de ajustamento aceitáveis. Contudo, há resultados promissores para a continuação da exploração deste conceito para a língua portuguesa. No fim, serão discutidos os resultados obtidos, apresentar-se-á as limitações do estudo e serão sugeridas ideias de futuras investigações na área.
- Resolução de rupturas na aliança terapêutica: Microanálise da interacção terapeuta-cliente em momentos de rupturaPublication . Santos, Catarina Silva dos; Pires, António Augusto PazoEnquadramento: Vários investigadores têm procurado desenvolver métodos que permitam captar o que acontece dentro das sessões de psicoterapia durante a interacção entre terapeuta e cliente, nomeadamente os processos específicos que se desenvolvem durante eventos de ruptura e resolução. Contudo, apesar da relevância destes métodos para a análise das flutuações na qualidade da aliança terapêutica a nível micro, até à data não foi realizada uma revisão dos estudos empíricos que utilizaram instrumentos de avaliação das rupturas e processos de resolução a partir da perspectiva de observadores externos. Objectivo: Realizar uma revisão sistemática dos estudos empíricos que avaliaram os processos de ruptura e resolução na aliança terapêutica em psicoterapia através da utilização de instrumentos baseados em cotações de avaliadores externos. Método: Foram realizadas pesquisas electrónicas nas bases de dados: PsycINFO, PsycARTICLES, PsycBOOKS, Psychology and Behavioral Sciences Collection, PEP Archive, Academic Search Complete, e E-Jounals, utilizando as palavras-chave: Alliance ruptures; e Therapy or Psychotherapy; e Instrument or measure or scale or tool or assessment; e Observer. Foram ainda realizadas pesquisas adicionais, a partir dos artigos seleccionados. Resultados: Foram incluídos 22 artigos empíricos que utilizaram os seguintes instrumentos de avaliação de rupturas e processos de resolução em psicoterapia, a partir da perspectiva de observadores externos: AROS, S-WAI-O, 3RS, CIS, e IVAT. Os estudos incluídos nesta revisão foram agrupados em 4 categorias: 1) Métodos de avaliação de rupturas e processos de resolução na aliança terapêutica; 2) Relação entre as rupturas na aliança terapêutica e o resultado da terapia; 3) Análise a nível micro dos processos de ruptura e resolução na aliança terapêutica; 4) Relação entre a aliança terapêutica, as rupturas na aliança e outras variáveis. Conclusões: A concordância entre métodos baseados em diferentes perspectivas para a avaliação das rupturas na aliança terapêutica é limitada. Foi encontrada uma relação entre os processos de ruptura-resolução e um melhor outcome da terapia, enquanto a existência de rupturas não reparadas ao longo do tratamento encontra-se associado a resultados terapêuticos negativos.
- O papel dos esquemas cognitivos na construção das narrativas da história de vidaPublication . Pimentel, Inês Almeida; Neto, David DiasO papel que os esquemas cognitivos têm na construção das narrativas da história de vida, foi a questão abordada neste estudo. Os esquemas cognitivos são considerados um dos conceitos-chave na Psicoterapia, sendo fundamental, perceber quais os mecanismos cognitivos que estão associados aos comportamentos que os indivíduos vão desenvolvendo ao longo da vida, bem como, a sua formação. O presente estudo é constituído por 42 participantes, que responderam a uma entrevista segundo o modelo de McAdams e ao questionário dos esquemas de Young. O objetivo desta investigação, foi estudar os esquemas cognitivos em amostras não clínicas para perceber em que medida é que os esquemas cognitivos ajudam o indivíduo a elaborar a sua história de vida e qual o predomínio dos diferentes esquemas cognitivos. Para estudar este processo, esta investigação teve por base um sistema de análise qualitativo para codificar as narrativas da história de vida. Uma primeira fase esteve relacionada à construção deste sistema para compreender os padrões de confiabilidade com relação à fiabilidade inter-cotadores. Observou-se uma ligação entre os esquemas cognitivos e as narrativas da história de vida, contudo estas ligações apresentaram-se como fracas e moderadas, explicamos quais os fatores subjacentes a estas ligações, os resultados sugerem ainda qual o predomínio existente nos diferentes esquemas cognitivos e a sua análise. Na secção da discussão, são abordadas as limitações desta investigação e são discutidos com ênfase as implicações que resultam deste estudo, nomeadamente a importância que os esquemas cognitivos têm em Psicoterapia, tanto em investigação como na prática clínica, de forma a compreender todos os processos que resultam destas estruturas. Assim, os esquemas cognitivos são um ponto de partida para futuras investigações.
