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- Pedagogia-em-Participação: o papel da criança no jardim de infânciaPublication . Martins, Tânia Sofia Marques; Brito, Ana TeresaEste relatório sobre a Prática de Ensino Supervisionada, foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e do ISPA - Instituto Universitário de Ciência Psicológicas, Sociais e da Vida. Neste Relatório, o meu objetivo é conseguir aprofundar o conhecimento sobre a Pedagogia-em-Participação, nomeadamente sobre o papel da criança nesta pedagogia - como é dada voz à criança, se esta é respeitada nas suas ideias e decisões, e como o adulto gere a articulação das ideias das crianças com as aprendizagens e estratégias de ensino que propõe, a partir da sua intencionalidade pedagógica. Realizando o meu estágio numa instituição cuja pedagogia é a Pedagogia-em-Participação, inserida há já alguns anos no seu projeto educativo e pedagógico, pretendo também compreender porque e como foi introduzida na instituição; como decorreu o processo de mudança, qual o impacto que teve na equipa, nas crianças e nas suas famílias. No decorrer deste estágio e através da elaboração do Relatório, a partir da observação e das entrevistas realizadas, consegui perceber como a Pedagogia-em-Participação se centra nas crianças, tendo como foco os seus interesses e necessidades de aprendizagem. Esta Pedagogia permite que as crianças participem na planificação das atividades a realizar, bem como a possibilidade de se manifestarem sobre as mesmas. Consegui ainda compreender o modo como esta pedagogia foi escolhida pela instituição, como foi trabalhada pela equipa docente, como decorreu o processo de mudança e a relevância deste processo ter envolvido supervisão. Encontrei os benefícios desta pedagogia para uma melhor aprendizagem, desenvolvimento e bem-estar das crianças e para a construção da minha futura ação como Educadora de Infância.
- Emergência matemática em educação pré-escolarPublication . Lopes, Ana Rita Batista Paixão; Gomes, Elisabete XavierO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Supervisionada em Jardim-de-infância, do Mestrado em Educação Pré-escolar. O mesmo pretende apresentar uma investigação, decorrente da prática supervisionada, que tem como principal objetivo articular as práticas educativas e os referenciais teóricos e deste modo construir um percurso de consolidação do conhecimento profissional da sua autora. A prática supervisionada decorreu numa instituição de cariz privado, em Lisboa, na valência de jardim-de-infância e contou com a colaboração de 26 crianças, dos 3 aos 5 anos de idade. Este relatório tem como título “Emergência da matemática em educação pré-escolar” e surgiu da necessidade de compreender como surge a matemática em contexto de jardimde- infância e como poderá ser promovida a sua aprendizagem. Para dar início aos trabalhos subjacentes a este relatório foram realizadas diversas leituras com o objetivo de compreender e desenvolver conhecimentos acerca da temática. Para tal, foi conduzido um estudo qualitativo, onde os dados foram recolhidos essencialmente através de observação direta bem como através da análise das propostas de intervenção realizadas em prática supervisionada em Jardim de Infância. As mesmas foram analisadas de acordo com indicadores de oportunidade de aprendizagem ao nível do domínio da matemática. São ainda apresentadas as considerações finais deste estudo, onde é dada resposta aos objetivos aos quais me proponho responder com a execução deste estudo, assim como o seu impacto para a minha formação pessoal e profissional e uma reflexão da forma como pretendo que o mesmo faça parte do meu percurso profissional que agora se inicia