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- Diferenciação pedagógica no 1º ciclo do ensino básico com recurso à aprendizagem cooperativaPublication . Petinga, Andreia Sofia Guerreiro; Tempera, Tiago Bruno CorreiaO presente Relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A temática deste relatório, “Diferenciação Pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico como Recurso à Aprendizagem Cooperativa”, surgiu a partir da observação não participante, constatando que era necessário responder às diferenças de cada aulo, quer fosse em trabalho cooperativo, quer fosse individualmente. Esta investigação foi realizada numa turma de 2.º ano de escolaridade, envolvendo crianças entre os 7 e os 8 anos de idade. O objetivo deste estudo consistiu em abordar a importância da diferenciação pedagógica enquanto intencionalidade educativa e aprendizagem cooperativa como estratégia a utilizar nos processos educativos, de forma a tornar a aprendizagem dos alunos mais significativa. Para além de compreender como a diferenciação pedagógica era entendida e realizada em contexto de sala de aula, outro aspeto que foi alvo de investigação, foi as estratégias utilizadas para superar as distintas dificuldades que vão ocorrendo na sua implementação. No sentido de responder de um modo mais adequado à problemática em estudo, procedeu-se à fundamentação teórica como sustentação da prática de ensino supervisionada, seguida de uma análise e articulação com as referências teóricas existentes. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de caráter qualitativo sendo os métodos de recolha de dados a observação participante com recurso às notas de campo, bem como uma entrevista do tipo semiestruturada à professora cooperante. Seguidamente, procedeuse à análise dos dados recolhidos, verificando que esta diferenciação teve de passar pela articulação de conteúdos, mas também pela gestão de processos educativos, ou seja, é fulcral num processo de ensino e aprendizagem os processos que os alunos têm para chegar a uma determinada resposta, e estes são muito mais importantes do que os resultados finais. As estratégias de Diferenciação Pedagógica implementadas na sala de aula foram muitas, tendo sido aplicadas a todos os alunos e não exclusivamente aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Assim sendo, os resultados mostram que o recurso a práticas de diferenciação pedagógica enriquece o desenvolvimento das aprendizagens.
- “Como eu me sinto?”Publication . Maia, Joana Filipa Lopes; Rodrigues, Vitor AmorimO presente estudo tem como principal objetivo investigar e compreender a experiência subjetiva de pacientes com diagnóstico de perturbação bipolar, isto é, pretende-se perceber o fenómeno doença bipolar através do olhar de quem convive com a mesma. Para este estudo, a metodologia utilizada debruça-se no método fenomenológico de Amedeo Giorgi, de modo que seja possível alcançar uma descrição final com os constituintes essenciais e invariantes desta experiência subjetiva. A amostra é constituída por cinco participantes, dois do sexo feminino e três do sexo masculino, com idades compreendias entre os 46 e 56 anos. Nos resultados serão apresentados os sete constituintes essenciais que foram delineados com base nas entrevistas deste estudo, sendo eles o posicionamento em relação à doença, as oscilações de humor características desta, o sofrimento psicológico, a identificação que fazem com outros, o reconhecimento e valorização das próprias capacidades, a rede de suporte que é um ponto fundamental para o bem-estar, e por fim, o reconhecimento da terapia. O presente estudo foi realizado com a finalidade de facilitar a compreensão do fenómeno da doença bipolar por parte dos profissionais de saúde. Para além de já existirem estudos qualitativos que abordem esta temática, em Portugal os estudos são escassos por isso, é necessário que sejam feitos estudos qualitativos com base nos testemunhos dos indivíduos que convivam com a perturbação bipolar, de modo que haja um maior entendimento sobre esta temática. Um ponto inovador deste estudo diz respeito aos constituintes presentes nesta investigação nunca antes estudados.
- As fronteiras do eu: Flexibilizando os limites, que ameaças para a identidade? Adaptação a uma realidade disforme e deformantePublication . Marques, Petra Alexandre Miguel; Marques, Maria EmíliaEste trabalho tem como objetivo aceder à experiência subjetiva dos profissionais que trabalham em instituições na área da deficiência, em contacto direto e diário com os utentes das mesmas. Para tal usou-se a FANI – Free Association Narrative Interview, para através da intersubjetividade criada no momento/ durante a entrevista aceder à subjetividade das pessoas na sua realidade laboral. Participaram no estudo três mulheres que trabalham diretamente com os utentes da instituição. Da análise feita, percebeu-se que as três mulheres se posicionam num lugar de cuidadoras. No entanto, esta relação de ajuda que todas adotam acaba, invariavelmente, por se revelar um não lugar, ou um lugar de desconforto, uma vez que lhes gera grande agressividade e frustração, constituindo-se como uma ameaça à sua identidade. Um outro aspeto transversal às três participantes tem a ver com o movimento de igualização. Todas elas põem tudo e todos ao mesmo nível. Colocam-se ao nível dos utentes, desvalorizando-se e criticam os superiores hierárquicos retirando-lhes valor. Ao anularem estas fronteiras e aos retirarem os limites entre o eu e o outro, perdem o seu lugar. Contudo esta parece ser a maneira que estas mulheres encontraram para se relacionar com os utentes, neste contexto profissional.
- Uma reflexão dinâmica sobre a história de vida de uma refugiada norte coreanaPublication . Reis, Rodrigo O´Neill; Carreiras, Maria Antónia Trigueiros de CastroA presente Tese tem como objetivo fazer uma reflexão com base em modelos psicodinâmicos sobre a história de vida de Yeonmi Park escrita por si no seu livro de memórias. A análise do desenvolvimento do self durante a sua infância e adolescência, a violência vivida e seus aspetos traumáticos como a reparação do trauma e o processo de luto são aspetos desenvolvidos neste trabalho.
- Quando a liberdade é condicionada - Um estudo fenomenológico da experiência de jovens sob medida tutelar de internamento em centro educativoPublication . Rodrigues, Rute Andreia Silva; Rodrigues, Vitor AmorimO objetivo primordial do presente estudo advém do vasto interesse em compreender e dar a entender a experiência subjetiva dos jovens sob medida de internamento em centro educativo. É assim pretendido com este trabalho compreender a essência das vivências pelas vozes dos próprios, para que se torne possível a adaptação do sistema judicial às necessidades específicas destes jovens. Para que não se intervenha apenas na padronização dos comportamentos, como é possível averiguar na vasta literatura existente acerca desta problemática. Este trabalho diferencia-se dos outros trabalhos qualitativos, por se constituir como um estudo fenomenológico da experiência destes jovens, e para que a partir daqui seja possível a compreensão dos técnicos e dos demais intervenientes sobre a adequação da sua intervenção. Na sua formalidade apresenta-se único, pelos resultados conseguidos, podendo ser utilizado para futuros trabalhos científicos. A metodologia utilizada introduz-se numa investigação qualitativa a par com o método fenomenológico de Amadeo Giorgi, com o intuito de alcançar a essência do fenómeno em estudo. A Amostra é constituída por dez participantes, sete do sexo masculino e três do sexo feminino com idades entre os 15-18 anos, encontrando-se em regime semiaberto e fechado de dois centros educativos. Os resultados conseguidos, remetem para a existência de sete constituintes essenciais; vulnerabilidades emocionais, a mudança, o crescimento e as aprendizagens, a adaptação, o confronto com a liberdade condicionada, a rede de suporte, a valorização académica, e a responsabilização das ações. Através destes, é passível, a compreensão do impacto da institucionalização nestes jovens, contribuindo com uma nova investigação.
- O lugar na família e a família como lugar. Uma perspetiva transgeracional da organização da identidadePublication . Monteiro, Maria Margarida Perestrello Duffner Bessa; Vila Real, ÂngelaA família representa o primeiro espaço psíquico do sujeito, e é nela que se estabelecem os primeiros vínculos. Oferecendo uma compreensão da influência das heranças psíquicas nos processos de construção identitária, o tema da transgeracionalidade apresenta-se como tema de grande interesse. Este trabalho teve como principal intuito explorar, a partir das narrativas de dois pares de irmãos, a influência da família na organização da identidade. Utilizando a Entrevista Narrativa em Associação livre, foram recolhidas as narrativas dos quatro participantes. A análise das narrativas foi realizada em dois momentos. Primeiro foi realizada uma análise individual e detalhada da narrativa de cada um dos participantes, e depois uma análise conjunta das narrativas dos participantes da mesma família. Os resultados mostram que em cada uma das famílias se evidencia um espaço psíquico com temas que determinam uma dinâmica familiar própria. Esta dinâmica tem uma influência determinante na organização da identidade, ou porque a compromete, ou porque determina um tema identitário. O principal contributo deste trabalho é a clarificação de que a família e as suas heranças são dados sempre presentes na história do sujeito e na sua organização identitária. Para além disso, revela a riqueza das diversas formas como os temas, que teoricamente se chamam heranças, se apresentam nas diferentes dinâmicas familiares e como contribuem para a organização da identidade.