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- Influência do estado de espírito na recuperação e produção de contraexemplosPublication . França, Jessica José Freitas; Quelhas, Ana CristinaOs efeitos dos estados de espírito nos processos cognitivos do ser humano são de grande interesse em investigações psicológicas. Diversos estudos focam-se no papel que estes efeitos têm em moderar as nossas decisões, nomeadamente na resolução de problemas. Este estudo tem como objetivo compreender de que forma os diferentes estados de espírito (negativo, positivo e neutro) influenciam a produção/recuperação de contraexemplos para frases condicionais causais, sendo esperado que os indivíduos com estado de espírito negativo produzam mais contraexemplos que os indivíduos com estado de espírito positivo e estado de espírito neutro. O estudo foi composto por uma amostra de 49 alunos universitários, com idades entre os 18 e os 24 anos, da Universidade da Madeira, divididos em três grupos, consoante o estado de espírito induzido. Cada grupo visualizou um excerto de um filme com o intuito de induzir um dos três estados de espírito e posteriormente preencheram um questionário, para verificar se esse estado de espírito tinha sido induzido. De seguida, realizaram uma tarefa em que era pedido para produzirem contraexemplos para quatro frases condicionais, e voltaram a preencher um questionário semelhante ao inicial, para verificar se o estado de espírito era mantido. Verificou-se que os resultados deste estudo não foram estatisticamente significativos, não havendo grandes diferenças na produção de contraexemplos entre os participantes com estado de espírito negativo, positivo e neutro.
- O Pensamento Contrafactual em Crianças: A Causalidade e IntencionalidadePublication . Barros, Leila Carina Tavares de; Quelhas, Ana CristinaA presente dissertação tem como essencial objectivo analisar o pensamento contrafactual nas crianças ao nível da intencionalidade e causalidade. Procura-se, desta forma, compreender onde as crianças realizam mais pensamentos contrafactuais em histórias baseadas em sequências de razão/acção e causa/efeito. Esta investigação é fundada com base no estudo de Walsh & Byrne (2007) onde concluíram que os adultos elaboram mais pensamentos contrafactuais nas acções comparativamente às razões. Queremos examinar se os mesmos resultados são visíveis nas crianças. Como amostra foram seleccionados um total de 90 participantes repartidos por três grupos consoante a faixa etária: 30 crianças com 10 anos de idade; 30 crianças com 12 anos; e ainda um grupo de pessoas com idade superior a 18 anos. Todos os participantes tiveram que ler duas histórias, cada uma apresenta um diferente tipo de sequência (razão/acção ou causa/efeito). Os resultados evidenciam que tanto as crianças de 10 anos como as crianças de 12 anos idade realizam mais pensamentos contrafactuais nas acções em comparação às razões. O mesmo não acontece ao nível da sequência causa/efeito, apenas as crianças de 10 anos centraram-se nas causas das histórias, os restantes participantes focalizaram o pensamento contrafactual na categoria de “outros” acontecimentos da história.