Browsing by Issue Date, starting with "2017-01-31"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Como tu me influencias – um estudo com casais: scripts de vida da população portuguesa e a reminiscência infantil pela análise dos acontecimentos de vidaPublication . Rodrigues, Ana Mafalda Leite; Cláudio, VictorEste trabalho tem como objetivo estudar a influência dos estilos de vinculação na enunciação dos acontecimentos de vida, e como é que ambos influenciam, tanto na escolha do(a) companheiro(a), como nos seus percursos de vida. Com esta metodologia preenchemos uma lacuna nos estudos existentes. Neste estudo utilizamos uma amostra de 36 casais heterossexuais com idades entre os 23 e os 64 (M = 41,07; DP = 10,515). A aplicação do protocolo foi presencial e autorizada através de um consentimento informado, sendo constituído por um questionário sociodemográfico, uma tarefa (Questionário dos Scripts de Vida) e 5 escalas clínicas (EVA, Escala da Centralidade de Eventos, Nova Escala Multidimensional de Depressão, BDI-I e IIP). Os resultados nos acontecimentos de vida, através do conteúdos dos Scripts de vida, não foram similares em ambos os membros do casal, situação que pode ser devido a lacunas, mas estes, apresentam maioritariamente, o mesmo estilo de vinculação como a literatura o refere. Este estudo foi um avanço no entender do funcionamento dos casais, mas está limitado pelo tamanho da sua amostra, aspecto que será retificado na continuação do estudo.
- Valência emocional das memórias autobiográficas e personalidade numa população do género femininoPublication . Barbosa, Joana Filipa Vicente; Cláudio, VictorNa área das memórias autobiográficas poucos são os estudos realizados apenas à população de género feminino, assim, esta investigação pretende verificar se são existentes diferenças acrescentando a variável idade, ou seja, se a evocação das memórias autobiográficas a sua valência emocional e a personalidade se altera perante as diversas fases de vida das mulheres. A amostra é composta por 62 participantes, 31 sujeitos com idades variantes entre os 18 e os 30 anos e um segundo grupo com idades entre os 31 e 61 anos de idade. A metodologia utilizada prende-se na aplicação de escalas clínicas como a Tarefa de Memórias Autobiográficas, bem como o Inventário de Depressão de Beck, Inventário de Estado Ansiedade Traço, Big Five Inventory, Questionário de Esquemas de Young, Inventário de Sintomas Psicopatológicos e a Nova Escala Multifactorial de Depressão. Os resultados deste estudo verificaram-se contrários ao sentido esperado, sendo que não são observadas diferenças na evocação de memórias autobiográficas de valência emocional positiva entre os grupos, não são apresentados diferenças nos tempos de latência; o grupo etário mais jovem não apresenta um maior número de evocações. Por fim, não existe um aumento da Amabilidade, Conscienciosidade com o aumento da idade, assim como não existe relação entre este aumento
- Escrita de Primo Levi: À procura de reparaçãoPublication . Lacerda, Maria Gabriela Forjaz; Carreiras, Maria Antónia Trigueiros de CastroApós uma breve contextualização histórica, partimos da noção psicanalítica de Trauma aplicada à experiência dos sobreviventes do Holocausto, para enquadrar duas obras literárias de Primo Levi, um desses sobreviventes, numa das duas correntes da literatura dita de testemunho, e estabelecer uma interrogação de base para este trabalho: o que pretende Primo Levi reparar com a sua escrita, que foi destruído dentro de si pela experiência no Lager. Ao longo da pesquisa delineou-se, alicerçada no texto das obras Se Isto é um Homem e Os que Sucumbem e os que se Salvam a hipótese de se tratar de uma tentativa de reparação do “bom objecto” interno; e propôs-se então um corolário, apoiado por propostas de alguns autores sobre a incapacidade de reparação que afecta a escrita memorial: o do falhanço inevitável dessa tentativa de Levi em face das especificidades do trauma sofrido, falhanço que procuramos entender e explicar à luz da teoria da Mãe Morta, de André Green.
- Chris Kyle: Uma análise dinâmica do melhor atirador especial da AméricaPublication . Maurício, Mafalda Nogueira de Almeida Pinto; Carreiras, Maria Antónia Trigueiros de CastroO livro auto biográfico Sniper Americano retrata a vivência de Chris Kyle, antes, durante e depois da sua participação numa das mais controversas guerras: a Invasão do Iraque. Através de uma perspectiva psicanalítica, pretendeu-se analisar os processos psicológicos inerentes à sua vivência enquanto militar, tais como a Perturbação de Stress Pós-Traumático, o que o levou a assumir um ideal que não era dele e a pertencer a uma ideologia, bem como a falta de remorsos ao assassinar indivíduos. Foi tida em consideração a cultura onde viveu, o facto da América ser um país muito patriota e como respeitam os militares. Foi abordada também a forma como os militares se veem entre si, que tipo de relações têm e quão fortes são. Diversos autores abordaram as temáticas centrais desta dissertação, como o remorso, o patriotismo, o sentimento grupal e as ideologias. Assim, colocámos como hipótese principal: Porque Chris aderiu a uma ideologia? Tentando também entender quais as consequências da mesma no seu mundo interno.
- Mostra-me amor: Estilos de vinculação e esquemas desadaptativos precoces na violência no namoro adultoPublication . Ribeiro, Inês do Amaral; Cláudio, VictorA presente investigação teve como intuito estudar factores interpessoais da violência nas relações de namoro dos jovens adultos, os Estilos de Vinculação e os Esquemas desadaptativos precoces, com objectivo de obter informações para a intervenção na violência. Este estudo foi dirigido para alunos universitários heterossexuais, com idades compreendidas entre os 18 e os 27 anos, que estivessem em relações de namoro sem coabitação. Foi administrado um protocolo onde estava inserido o Inventário de Violência Conjugal, o Inventário de Sintomas Psicopatológicos, a Nova Escala Multidimensional de Depressão, o Inventário Estado-Traço de Ansiedade, o Inventário da Depressão de Beck, a Escala de Vinculação do Adulto, o Questionário de Esquemas de Young e o Inventário de Problemas Interpessoais. Os principais resultados consistiram em que os Estilos de Vinculação e os Domínios dos Esquemas desadaptativos precoces obtiveram algumas associações com a Violência.