Browsing by Author "Valadas, Sandra"
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- Adaptação psicossocial e bem-estar em adolescentes imigrantes. Um estudo comparativo entre Portugal e EspanhaPublication . Hernando, Ángel; Nunes, Cristina; Cruz, Carmen; Lemos, Ida Manuela de Freitas Andrade Timóteo; Valadas, SandraA forma como as novas gerações de imigrantes se integraram na sociedade portuguesa e espanhola terá uma influência decisiva no futuro de ambos os países. Assim, promover a saúde, bem-estar e adaptação psicossocial assume-se como uma questão estratégica. No presente trabalho analisamos os fatores associados ao bem-estar e à adaptação psicossocial numa amostra de 108 adolescentes (55 rapazes e 53 raparigas), filhos de imigrantes residentes em Huelva (Espanha) e no Algarve (Portugal), com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos. Os dados recolhidos reportam-se às características sociodemográficas e ao bem-estar percebido dos adolescentes. Para o efeito, utilizámos o KIDSCREEN-52, um questionário que avalia a perceção dos adolescentes sobre a saúde e o bem-estar segundo dez dimensões: Bem-estar Físico, Bem-estar Psicológico, Humor, Auto-perceção, Autonomia, Relações com os Pais e Vida Familiar, Recursos Económicos, Suporte Social e Suporte dos Pares, Ambiente Escolar e Aceitação Social. De uma forma global, foram encontradas diferenças significativas nas pontuações obtidas entre a amostra espanhola e a amostra portuguesa ao nível do Bem-estar Físico, Bem-estar Psicológico, Humor, Recursos económicos e Aceitação Social. Os rapazes relataram um maior nível de bem-estar físico, por comparação com as raparigas.
- Percursos de empregabilidade dos licenciados: Perspectivas europeias e nacionalPublication . Gonçalves, Fernando Ribeiro; Carreira, Teresa; Valadas, Sandra; Sequeira, BernardeteNo presente trabalho apresentamos uma reflexão em torno da empregabilidade dos diplomados do ensino superior. Considerando a pertinência e actualidade do tema, é nossa intenção uma melhor compreensão em relação às questões decorrentes de um mundo cada vez mais globalizado e outras, inerentes à problemática da convergência europeia quanto à formação e qualificação de nível superior. Fizemos o exame de alguns aspectos que remetem para as questões da globalização, sendo apresentados alguns indicadores comparativos nos países da União Europeia. Neste âmbito são destacados factores relativos aos diversos sistemas de ensino, às qualificações académicas e às competências profissionais. São também tecidas algumas considerações sobre os factores de empregabilidade dos diplomados em Portugal, tendo como pano de fundo Bolonha e Praga, bem como as novas exigências do mercado de trabalho no quadro de um novo paradigma de aprendizagem e de formação. Para uma melhor compreensão do fenómeno, os dados de alguns estudos realizados no nosso país serão alvo de uma meta-análise.