Browsing by Author "Sousa, Maria Isabel Cavalheiro e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estilos educativos parentais e a sua influência na autoestima e na prática de comportamentos autolesivos sem intenção suicida na adolescênciaPublication . Sousa, Maria Isabel Cavalheiro e; Jesus, Artur Miguel Trigo Cândido da Silva deIntrodução: Os Comportamentos Autolesivos Sem Intenção Suicida (CALSIS) têm vindo a constituir um problema de saúde pública crescente. Ainda que tenham uma reduzida taxa de letalidade, os CALSIS têm, por norma, consequências bastante negativas a médio e a longo prazo, como por exemplo, o aumento de risco de psicopatologia e de suicídio. Os adolescentes constituem o grupo etário com uma maior prevalência de CALSIS, sendo, na maioria das vezes, esta a idade de começo desta prática. Objetivos: Esta investigação visa estudar a influência dos estilos educativos parentais na autoestima e na prática de CALSIS por parte dos adolescentes. Pretende-se, ainda, avaliar a influência dos níveis de autoestima na prática de CALSIS. Método: Participaram neste estudo 301 jovens estudantes do concelho de Ourém, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, sendo que, 134 foram recrutados na Escola A e 167 na Escola B, ambas de ensino público. De modo a recolher-se os dados necessários para a presente investigação, foram aplicados cinco questionários: (1) Questionário Sociodemográfico (QSD); (2) Questionário de Caracterização de Comportamentos Autolesivos Sem Intenção Suicida; (3) Questionário de Estilos Educativos Parentais – Revisto (QEEP-r); (4) Questionário de Impulso, Auto-dano e Ideação Suicida na Adolescência (QIAIS-A); (5) e a Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR). Resultados: Observou-se que os estilos educativos parentais exercem uma influência nos níveis de autoestima dos adolescentes e na prática de CALSIS dos mesmos. Apurou-se também que os níveis de autoestima dos adolescentes influenciam a prática de CALSIS por parte dos mesmos.