Browsing by Author "Silva, Mafalda Maria de Pina e Sousa Gomes da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Para além das habilidades físicas: o papel mediador do bem-estar eudaimónico na relação entre inteligência emocional e desempenhoPublication . Silva, Mafalda Maria de Pina e Sousa Gomes da; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deA presente dissertação tem como objetivo estudar a relação entre inteligência emocional, bem-estar eudaimónico e desempenho desportivo subjetivo. Em específico, pretendemos contribuir para a compreensão do efeito da inteligência emocional sobre o rendimento desportivo, propondo o bem-estar eudaimónico como variável mediadora deste processo. Para tal, jogadores de futebol foram recrutados para participar num questionário online, no qual preencheram o Trait Meta Mood Scale (Salovey et al., 1995), de forma a medir a inteligência emocional, o Questionnaire of Eudaimonic Well-Being in Sports Context (Batanero et al., 2021), de forma avaliar o bem-estar eudaimónico, e o Questionário de Perceção de Rendimento Desportivo (Gomes, 2016), de forma a avaliar o rendimento desportivo percebido. A amostra resultante do presente estudo foi assim constituída por 122 jogadores/as de futebol (M = 16.6, DP = 2.77), 27 (22.1 %) do género feminino e 95 (77.9 %) do género masculino. Os resultados obtidos evidenciaram uma relação significativa positiva entre a inteligência emocional e o desempenho desportivo percebido. Adicionalmente, verificou se uma correlação significativa entre a inteligência emocional e o bem-estar eudaimónico, e entre este e o desempenho desportivo percebido. A mediação proposta foi suportada, porém evidenciando uma diferença entre as dimensões específicas de bem-estar na sua capacidade de mediar este efeito, sendo que apenas a dimensão associada ao Sentido de Significância e Propósito mediou significativamente o efeito da inteligência emocional sobre o desempenho. Estes resultados salientam a importância do desenvolvimento de estratégias e intervenções psicológicas focadas na melhoria da inteligência emocional, em particular na dimensão de reparação, conciliando com uma promoção mais holística e integrativa no treino e no suporte psicológico de um sentimento de significado e propósito, referente ao bem-estar eudaimónico e contribuindo para o desempenho.