Browsing by Author "Silva, Joana Pardal da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Turmas multinível: Um caminho para uma Educação mais Inclusiva? Perceção dos benefícios e possíveis barreiras a enfrentar por professores do 1º ciclo.Publication . Silva, Joana Pardal da; Gaitas, SérgioO presente estudo pretende identificar as práticas pedagógicas empregues pelos professores em turmas multinível, procurando explorar a sua relação com a educação inclusiva. Adicionalmente, pretende-se compreender as motivações dos professores para o trabalho neste contexto desafiante, identificando os benefícios e desafios percebidos pelos diferentes intervenientes da comunidade educativa (e.g., professores, auxiliares de ação educativa e famílias). Esta investigação foi conduzida ao longo de um ano letivo numa escola da região de Lisboa que, por opção pedagógica, organiza as suas turmas em grupos com anos de escolaridades diferentes (1º ao 4º ano). Através de uma abordagem qualitativa, a recolha de dados ocorreu por meio de observações livres e estruturadas em 3 salas de aula multinível (recorrendo a uma grelha de observação construída para o objetivo) e, também, entrevistas semi-estruturadas a 3 docentes, 5 auxiliares de ação educativa e 10 encarregados de educação (com recurso a um guião de entrevista construído para o efeito). Os principais resultados revelam que as professoras empregam diversas práticas de diferenciação pedagógica no trabalho com grupos multinível. Entre as principais estratégias estão a tutoria entre pares e a adaptação dos conteúdos com diferentes níveis de complexidade. As professoras destacam diversos benefícios sócio-emocionais e académicos do trabalho com estes grupos, em especial para os alunos, sendo esta perceção é partilhada pela maioria da comunidade educativa entrevistada. Ainda, os desafios apresentados são essencialmente referentes à insuficiência de recursos. O desenvolvimento desta investigação mostra-se relevante colmatando algumas lacunas na investigação, em Portugal, acerca dos grupos multinível. Desta forma, abre caminho para estudos futuros explorarem mais acerca desta temática e a sua relação com a Inclusão.