Browsing by Author "Rodrigues, Joana Filipa Bento Nunes Duarte"
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- Avaliação do impacto de um programa de intervenção de sensibilização à linguagem escritaPublication . Rodrigues, Joana Filipa Bento Nunes Duarte; Silva, Ana CristinaO presente estudo pretende avaliar o impacto de um programa de sensibilização à linguagem escrita, com enfoque ao nível da funcionalidade, das escritas inventadas e da consciência fonológica em crianças em idade pré-escolar. Para avaliar a eficácia do programa realizou-se um delineamento quantitativo experimental, onde se procurou verificar o impacto que as actividades, intencionalmente desenvolvidas ao longo das sessões, tiveram na aquisição de competências relacionadas com a aprendizagem da linguagem escrita nas 19 crianças que compuseram o grupo experimental. A amostra deste estudo foi assim constituída por 34 crianças, 19 para o grupo experimental, sendo o grupo de controlo constituído por 15 crianças. Foram controladas as variáveis inteligência, conceptualizações e conhecimento do nome das letras. Este estudo contou com um momento de pré-teste e pós-teste, em que se procurou avaliar uma série de competências relacionadas com a aprendizagem da leitura e escrita, nomeadamente, a funcionalidade da linguagem escrita, a consciência fonológica e o número de fonetizações nas escritas infantis, e com um momento intermédio de intervenção constituído pelo programa de sensibilização à linguagem escrita, composto por 45 sessões ao longo de 15 semanas. A partir da análise dos resultados finais constatou-se que para o grupo experimental deu-se uma evolução significativa em todas as competências avaliadas do momento de pré para o pós-teste tendo este obtido valores significativamente superiores, em relação ao grupo de controlo, ao nível da apropriação da funcionalidade, do número de fonetizações correctamente estabelecidas e nos indicadores de consciência fonológica (análise silábica e classificação da sílaba e do fonema inicial), o que nos permitiu confirmar as hipóteses colocadas neste estudo.
- “Rir-se comigo e rir-se de mim”: O arquétipo do clown e as implicações do olhar do outro no autoconhecimentoPublication . Rodrigues, Joana Filipa Bento Nunes Duarte; Gonzalez, António José César de AlmeidaApesar da existência de investigação em torno dos benefícios terapêuticos e respetiva contribuição dos Doutores Palhaço, em contexto de humanização hospitalar, é ainda escassa a literatura, essencialmente em Portugal, sobre uma abordagem mais aprofundada dos possíveis benefícios terapêuticos que o arquétipo do palhaço poderá trazer para o sujeito, em contexto de dinâmica grupal. Este estudo tem por principal objetivo aceder à compreensão das implicações individuais – ao nível pessoal e emocional – dos participantes, no decorrer de um Workshop de “Linguagem Clown”, bem como compreender que tipo de ligações poderão ser sugeridas pelos participantes que estabeleçam pontes para eventuais aspetos terapêuticos. Para tal, acedemos às descrições da experiência subjetiva da vivência no decorrer do Workshop de “Linguagem Clown” de quatro participantes, através de entrevistas qualitativas de caráter fenomenológico, sendo gravadas em áudio e posteriormente transcritas e analisadas de acordo com o Método Fenomenológico de Investigação em Psicologia. O Workshop de “Linguagem Clown” derivou num desafio pessoal e emocional para os participantes, originando um potencial de auto conhecimento; foram levantados aspetos significativos na relação Eu-Outro; possibilitou ao participante um contacto íntimo consigo próprio, através do “olhar” do outro (do grupo) e da exposição das suas fragilidades pessoais, no decorrer dos exercícios/dinâmicas; o grupo proporcionou sentimentos de coesão, pertença e autoaceitação, possibilitando uma abertura emocional benéfica; o grupo facilitou o contacto com emoções mais íntimas e inexploradas do participante; apesar de inconclusivo, dadas as restrições do estudo, com o Workshop de “Linguagem Clown”, tanto a importância do grupo, como a expressão emocional, surgiram como possíveis elementos que poderão ser benéficos a nível terapêutico.