Browsing by Author "Rocha, Eliana"
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- Como posso socorrer o meu amigo? Primeiros socorros : uma estratégia de literacia em saúde para crianças e escolasPublication . Gonçalves, Beatriz; Rocha, Eliana; Sampaio, Helena; Fonseca, Mariana; Francisco, Rita
- Estudo Storytelling: Pela voz e criatividade de profissionais das áreas da saúdePublication . Almeida, Cristina Vaz de; Lopes, Carlos; Gonçalves, Beatriz; Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do; Bernardes, Carla De Paula; Marques, Catarina; Mendonça, Clara Jasmins; Santos, Diogo Manuel Franco; Rocha, Eliana; Feio, Graça; Sampaio, Helena; Fernandes, Isabel; Fonseca, Mariana; Simões, Patrícia; Taborda, Paula; Silva, Raquel; Rita, Francisco; Nogueira, Rui; Pires, SusanaContar histórias, ou partilhar uma perspetiva pessoal, é uma forma essencial de comunicação e um veículo de ligação humana. Os seres humanos são intrinsecamente narradores de histórias. As histórias são uma das formas fundamentais de dar sentido ao mundo, aprender e compreender. A leitura de narrativas - storytelling - permite, nas áreas da saúde, um efeito muito positivo. O storytelling tem provado que, através da narrativa e da associação a elementos que fortalecem a imaginação, os seus destinatários compreendem melhor a mensagem porque esta fica associada à criatividade, imaginação e a um certo humor, levando as pessoas a agirem mais facilmente. Partindo do princípio que se pretende que as pessoas compreendam melhor como gerir a sua saúde em todo o seu ciclo de vida, o storytelling consegue captar a atenção, de uma forma simples e acessível, trabalhando as memórias, a intenção de comportamento, o envolvimento e, por fim, a ação conducente a uma melhor saúde. Neste sentido, um grupo ativo de vinte profissionais das áreas da saúde juntou-se para oferecer ao público estas narrativas escritas e orais (podcast) com conteúdos sobre saúde: vacinação, medicação, exercício físico e longevidade. O objetivo deste projeto foi tratar de assuntos de saúde através da narração de histórias do dia-a-dia que podem ser contadas e passadas em vários ambientes de saúde, desde hospitais, clínicas, unidades de saúde e outros espaços. Neste âmbito, através de uma metodologia qualitativa de cocriação, foi criado um podcast que reúne, pela primeira vez, um projeto de storytelling feito por profissionais das várias áreas da saúde no âmbito da área da literacia em saúde na prática, constituído por sete histórias narradas, de acordo com os princípios do storytelling, com o intuito de contribuir para melhores resultados em saúde através da melhoria do bem-estar de quem as ouve. As narrações sobre saúde, contadas de modo a estimular a fantasia e a agradabilidade da audição, poderão ser uma ferramenta promotora de um melhor acesso, compreensão e uso da informação em saúde, que conduz a melhores tomadas de decisão e, por isso, melhores resultados em saúde. O que tem de inovação é a capacidade transformadora que os profissionais das áreas da saúde têm para desenvolver, para além das competências técnicas, as suas competências relacionais e criativas que visam melhorar a saúde das pessoas e tornar este mundo complexo da saúde mais acessível. As implicações práticas deste projeto visam estimular e incentivar outros profissionais das áreas da saúde, sociais e da educação a contribuírem com o seu talento, criatividade e imaginação a criarem narrativas que, juntando a emoção e a razão, permitam uma melhor literacia em saúde do cidadão.
- O hospital e as criançasPublication . Rocha, ElianaOs medos das crianças em relação ao hospital estão muitas vezes enraizados em crenças. É necessário desmitificá-los, por forma a permitir um contacto com o hospital que lhes transmita maior segurança, com maior informação, o que lhes facilitará a navegação pelos serviços de saúde. Estes aliás, são os princípios da literacia em saúde – acesso, compreensão e uso. Deste modo, através de um estudo qualitativo exploratório, em que foi utilizada a técnica de grupos focais, mas também uma abordagem quantitativa com recurso a um questionário, e alicerçados no Modelo ACP (Assertividade, Clareza e Positividade) da comunicação, foram investigados quais os principais medos das crianças de idade pré-escolar (3 a 5 anos), quais as estratégias utilizadas para minimizá-los ou combatê-los, através do ponto de vista dos pais e das crianças. Analisou-se também quais os tipos de histórias que as crianças gostam mais e os personagens mais significativos. Os resultados deste estudo, mostram que os principais medos em relação ao hospital das crianças em idade pré-escolar são: seringas, separação dos pais, profissionais de saúde e as estratégias que usam para diminuir o medo são: preparar a criança com antecedência, utilizar técnicas de distração, falar do material que vai encontrar. Permitiu ainda perceber que o tipo de histórias que gostam são as de animais, princesas e de lutas/força. Histórias de amor, de superpoderes e com um final feliz são as que mais as fazem sorrir. Assim, e com base nos resultados obtidos no estudo e sustentados na literatura, bem como nas bases da literacia em saúde, foram construídas quatro histórias que deram origem a este ebook, onde também é deixada uma sugestão para os pais/educadores com estratégias de como poderão ajudar a criança a lidar com o medo do hospital.