Browsing by Author "Ramos, Marisa Alexandra da Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relações entre Sintomas Depressivos, Atributos Psicológicos, e Competências Sociais e Emocionais dos JovensPublication . Ramos, Marisa Alexandra da Costa; Santos, António José Freitas dosA presente investigação pretende estudar e analisar como a depressão influência as competências sociais e emocionais nas crianças e adolescentes. Neste estudo participaram 101 participantes, com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos, bem como 9 professores. Para ser possível avaliar a depressão nos jovens foi utilizado o instrumento CDI (Kovacs, 1985) e também foi aplicado a prova SDQ (Goodman, 1997). Já com os professores, foi aplicado um instrumento com o intuito de avaliar o ajustamento sócio emocional dos seus alunos, o Teacher-Child Rating Scale (T-CRS) (Hightower et al, 1986). Foi possível observar os efeitos da análise multivariada que foi realizada em função do Grupo de sintomas depressivos e o Sexo, para controlar a Idade, esta foi incluída como covariável. É possível verificar que a Idade, o Grupo e o Sexo, apresentaram efeitos multivariados estatisticamente significativos nas dimensões combinadas em estudo. Não existiu efeito multivariado de interação entre o Grupo de sintomas depressivos e o Sexo. Podemos destacar então, que a idade da criança teve efeitos significativos em diversas subescalas. Em relação aos sintomas depressivos, as raparigas mostraram mais sintomas que os rapazes, nomeadamente, anedonia, autoestima negativa e CDI Total. Na hiperatividade, os rapazes não revelaram ter significativamente mais sintomas desta perturbação na presente amostra, em contraste com publicações anteriores. Sobre os resultados referentes ao instrumento T-CRS, é importante realçar que os dados traduzem opiniões e avaliações que os professores fazem dos seus alunos. Sendo assim, os professores que participaram nesta investigação, não demonstraram que as raparigas tendem a ser mais tímidas e ansiosas do que os indivíduos do sexo masculino.