Browsing by Author "Pinto, Teresa Rebelo"
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- Hábitos de sono e ansiedade, depressão e stresse: Que relação?Publication . Pinto, Teresa Rebelo; Amaral, Cátia; Silva, Vera Neves da; Silva, Joana; Leal, Isabel Pereira; Paiva, TeresaEste trabalho procura explorar as relações entre os hábitos de sono, os níveis de sonolência diurna e as queixas de ansiedade, depressão e stresse em adolescentes portugueses. 1613 jovens entre os 12 e os 18 anos (média=14,23, DP=1,752) responderam ao Questionário para Adolescentes AS, que incluía variáveis demográficas e sobre hábitos de sono, queixas de saúde, uma escala de ansiedade, depressão e stresse (EADS 21) e uma escala de sonolência (CASQ). 53,3% dos participantes eram do sexo feminino. Os resultados indicam que os níveis de sonolência diurna e os sintomas de depressão (Rs=0,371), ansiedade (Rs=0,327) e sobretudo stresse (Rs=0,405) estão significativamente correlacionados. Os jovens que apresentam maior sonolência diurna e sintomas de ansiedade, depressão e stresse são os que têm piores hábitos de higiene do sono, mais dificuldades em dormir bem ou adormecer, excesso de peso ou dores de cabeça. Conclui-se que a promoção de hábitos de sono saudáveis nos jovens será um factor importante na prevenção/tratamento de sintomas de depressão, ansiedade e stresse.
- O sono em adolescentes portugueses : proposta de um modelo tridimensionalPublication . Pinto, Teresa Rebelo; Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Helena Rebelo; Paiva, TeresaResumo: O sono é uma necessidade básica que influencia e é simultaneamente influenciada pela diversidade de atividades, papéis e contextos de vida, assumindo particular importância nos adolescentes. Apresenta-se um estudo com 400 alunos do 9º e 11º ano de escolaridade, de duas escolas da região de Lisboa, avaliados através do Questionário Sobre Sono para Adolescentes – QSSA. Os resultados quantitativos da caracterização do sono incidiram sobre hábitos, auto perceções e conhecimentos. Da exploração qualitativa dos fatores invocados por uma subamostra de 100 adolescentes como fundamento das suas auto perceções, emergiram as categorias de qualidade, importância e atitudes. Com base nestes resultados, propõe-se um modelo tridimensional acerca do sono dos adolescentes que contempla hábitos de sono, fatores pessoais e fatores ambientais.