Browsing by Author "Pedro, Neuza Sofia Guerreiro"
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- Auto-eficácia e satisfação profissional dos professoresPublication . Pedro, Neuza Sofia GuerreiroA relevância e o interesse pela análise do sentido de auto-efícácia e da satisfação profissional vivenviada pelos professores associa-se ao facto de ambas determinarem substancialmente, as atitudes e os comportamentos assumidos pelos docentes, quer para com o ensino quer para com os vários elementos que o constituem. De igual modo, contata-se que essas atitudes e comportamentos exercem influência directa sobre a qualidade da actuação diária dos professores, o seu grau de investimento, envolvimento, dedicação e preserverança. A eleição dos docentes como objecto de estudo, ligou-se ao facto de se considerar que para implantar as imprescindíveis acções reformistas e levar à modernização do sistema educativo, terá que ser considerado, prioritariamente, o envolvimento dos professores. Todas as mudanças que se desejam implementar são sempre efectivadas por estes. Desta forma, a educação necessita dispor de professores profissionalmente empenhados (professores motivados, satisfeitos, competentes, eficazes). Desta forma, pretendeu-se analisar os índices de auto-eficácia evidenciados pelos professores, considerando distintamente os vários domínios de actuação que compõem a actividade docente. Ambicionou-se ainda avaliar o nível de satisfação profissional por estes experienciado, bem como, os factores responsáveis por maior satisfação/insatisfação com a profissão. Assumiu-se também como objectivo, a análise da relação que se poderia estabelecer entre os dois construtos psicológicos, sentido de auto-eficácia e satisfação profissional. Na persecução dos objectivos em causa, o presente estudo contou com a participação de 114 professores de diferentes áreas do país ainda que com maior preponderância na região de lisboa e Setúbal Para a recolha de dados foram utilizados dois instrumentos, o Questionário de Satisfação no Trabalho para professores e uma adaptação da Escala de Auto-eficácia para professores de Bandura. O preenchimento dos mesmos decorrem on-line pela publicação dos instrumentos numa página web, sendo o endereço de acesso enviado por e-mail a um grupo de professores, cujos endereços de correio electrónico foram disponibilizados pelo Centro de Competência CRIE da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Pelos resultados encontrados foi possível concluir que os professores apresentavam índices elevados de auto-eficácia, e que a sua percepção pessoal de eficácia se apresentava relativamente diferente nas diversas tarefas ou domínios constituintes da actividade docente. Neste âmbito, concluiu-se que era em áreas associadas às interacções sociais estabelecidas com alunos e colegas que estes se consideravam mais eficazes, aparecendo os mais reduzidos índices de auto-eficácia nos aspectos referentes à sua participação no processo de tomada de decisão e na promoção do envolvimento parental. Em sentido oposto, verificou-se que os docentes revelaram baixos níveis de satisfação profissional, sendo os valores registados indicativos de um forte sentimento de descontentamento e mal-estar na profissional. Estes sentimentos apareceram justificados por aspectos ligados ao estatuto social conferido à profissão docente, ao salário ofendo e aos processos estabelecidos para progressão na carreira, podendo pois estes ser identificados como factores de ordem socio-política. Analisou-se igualmente a relação que poderia ser estabelecida entre auto-eficácia docente e satisfação profissional dos professores, tendo-se verificado que entre estes se apresentava uma forte associação. O sentido da relação mostou-se estar organizado em torno da auto-eficácia docente, sendo que foram os professores com elevado sentido de auto-eficácia aqueles que revelaram igualmente mais elevados níveis de satisfação profissional. Na verdade, concluiu-se que 52% da variabilidade da satisfação profissional era explicada pelo sentido de auto-eficácia dos docentes.
- Satisfação profissional e auto-estima em professores dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino BásicoPublication . Pedro, Neuza Sofia Guerreiro; Peixoto, Francisco José BritoA relevância e o interesse acerca da satisfação profissional dos professores surge pelo facto de a ela aparecerem associadas variáveis tão importantes como a auto-estima, o bem-estar físico e mental, a motivação, o empenho, o envolvimento, o stresse, absentismo/abandono, o sucesso, a realização profissional dos professores. De igual modo, sabemos também que sentimentos de insatisfação e mal-estar afectam não só professores mas também os alunos, pois o desinvestimento e a falta de motivação dos professores contribui directamente para o desinteresse dos alunos na sala de aula e consequentemente, para a menor qualidade do processo de ensino-aprendizagem. O objectivo deste trabalho é tentar perceber quais os níveis de satisfação profissional evidenciado pelo professores portugueses, bem como os factores que estão por detrás da verdadeira satisfação profissional, analisando também os efeitos que poderão ter variáveis como o grupo disciplinar a que pertencem os professores e os anos de docência que possuem. Visamos ainda perceber se a satisfação/insatisfação na dimensão profissional do sujeito se repercute na sua auto--estima. Para tal foram utilizados dois instrumentos, a Rosenberg self-esteem scale e o Questionário de Satisfação no Trabalho para Professores. Participaram no presente estudo 79 professores de cinco escolas dos 2.º e 3.º ciclos da região de Vale do Tejo. A partir dos resultados encontrados concluiu-se que os professores apresentavam baixos níveis de satisfação profissional, sendo essa insatisfação justificada predominantemente por factores socio-políticos. Encontraram-se igualmente diferenças significativas associadas às variáveis em estudo, os Anos de docência e o Grupo disciplinar dos docentes, sendo respectivamente os professores a meio da carreira (7 a 15 anos) e os professores de Educação Artística e Físico-motora, quem revelou níveis superiores de satisfação profissional. No mesmo sentido, foram encontradas fortes correlações entre a satisfação profissional e a auto-estima dos docentes.Concluiu-se igualmente que grande parte da variação registada na auto-estima se associava à dimensão “Alunos”.