Browsing by Author "Passos, Telma Andreia Branquinho"
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- Auto-conceito, ansiedade, depressão e stress em crianças e pré-adolescentes com diabetes tipo 1Publication . Passos, Telma Andreia BranquinhoAo longo dos últimos anos tem-se verificado um crescente interesse nos aspectos psicológicos associados aos indivíduos com doença crónica, nomeadamente na infância e adolescência. A diabetes tipo 1, tendo em conta a sua cronicidade, compreende modificações e readaptações no comportamento, com o risco acrescido de se desenvolverem complicações a nível do funcionamento psicológico do indivíduo. Assim sendo, o principal objectivo deste estudo foi analisar o auto-conceito, ansiedade, depressão e stress em crianças e pré-adolescentes com diabetes tipo I. Neste estudo participaram 46 indivíduos com Diabetes Tipo I, do sexo feminino (N= 27) e masculino (N— 19), com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos. Os participantes responderam a um Questionáiio Sócio-Demográfico, uma Escala de Auto-Conceito para Crianças e Pré-Adolescentes de Susan Harter e uma Escala de Ansiedade, Depressão e Stress para Crianças e Pré-Adolescentes (EADS - CPA). Os resultados evidenciaram altas e médias competências percebidas nos domínios específicos do Auto-Conceito, destacando-se a Aparência Física e a Aceitação social como as mais elevadas. Os resultados são ainda reveladores de uma auto-estima elevada. Relativamente à tríade Ansiedade, Depressão e Stress, verificou-se que estes indivíduos apresentavam níveis bastante baixos.
- Estudo da escala de depressão, ansiedade e stresse para crianças (EADS-C)Publication . Leal, Isabel Pereira; Antunes, Rita Alexandra Rosa; Passos, Telma Andreia Branquinho; Ribeiro, José Luís Pais; Maroco, JoãoA escala de ansiedade, depressão e stresse foi desenvolvida no contexto do modelo tripartido com vista a melhorar a discriminação entre depressão e ansiedade. Ela foi desenvolvida para indivíduos adultos, partindo de conceitos teóricos associados à composição de cada uma das dimensões. Numa tentativa de verificar o seu comportamento numa população adolescente, ela foi preenchida por 361 indivíduos pré-adolescentes e adolescentes, estudantes do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos, dos quais 208 eram raparigas e 153 rapazes, que constituíram uma amostra de conveniência. Os resultados obtidos, se sugerem que pode ser interessante nesta população, carecem entretanto de mais estudos da sensibilidade da escala. ------ ABSTRACT ------ The anxiety, stress and depression scale was developed in a context of a tripartite model and its objective was to improve the differentiation between depression and anxiety. It was developed for adults and based on theoretical concepts associated with each of the three dimension's characteristics. In an attempt to verify its performance involving an adolescent population, it was applied to 361 pre-adolescents and adolescents who were elementary and high school students an were aged between 8 and 15 years old. This was a convenience sample, with 208 girls and 153 boys. The results obtained suggest that although this scale might be of importance to this population, further studies are needed to evaluate the scale's sensitivity.