Browsing by Author "Oliveira, Miguel"
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- Evolução do Repositório do ISPA (2009-2017)Publication . Lopes, Carlos; Nunes, Paulo Pinhão; Oliveira, Miguel; Santos, Ana PatriciaApresenta-se um poster com informação relativa à evolução do Repositório do ISPA entre os anos 2009 e 2017
- Perceived cost of newly prescribed medication and supplementary diagnostic tests in the elderly : an experimental approachPublication . Oliveira, Miguel; Diniz, Antonio M.Abstract: Primary nonadherence to medical prescription is a notorious phenomenon among the elderly. The perceived cost of medication and supplementary diagnostic tests is a major factor driving prescription adherence decisions. To explore the way such factor impinges on the perception of prescription cost, two independent samples of elderly volunteers (medication, N=59; supplementary diagnostic tests, N=58) rated on a visual analogue scale specific amounts of money matching three proportions of income reduction of a fictitious patient. Both medication and supplementary diagnostic tests modalities of prescription showed participants’ perception of cost to notoriously vary in the 3% and the 30% proportions of prescription values to the fictitious patient’s income, but not in the 15%. Further, Different patterns of perceived cost response suggest that an element of intertemporal choice influenced cost perception. Participants’ income had had no impact on their perception of cost, contrary to the pattern of self-referent responses that “perspective-taking” approaches would suggest. Further, research would benefit from broadening these experimental settings to include other known factors impacting nonadherence along with cost.
- A relação de supervisão em psicoterapeutasPublication . Oliveira, Miguel; Pazo Pires, António; Almeida, João Serra deA supervisão tem vindo a ser estudada com acrescida intensidade ao longo dos últimos vinte anos, no entanto, a relação de supervisão nomeadamente as suas dimensões têm sido pouco estudadas em psicoterapeutas. Pretende-se estudar as dimensões relacionais Abertura, Desafio, Estrutura, Base Segura, Educação Reflexiva e Suporte da relação. Utilizou-se um questionário em internet ao qual responderam 229 sujeitos portugueses e brasileiros com formação em psicoterapia. Foi efectuada a análise descritiva de alguns dos dados obtidos, análise da validade interna confirmatória e validade convergente referente às dimensões das escalas. Após a aplicação da validade interna confirmatória obtém-se que, de um modo geral, existe concordância entre o modelo obtido e o modelo original, contudo com a exclusão do item 4 da escala S-SRQ. Ambas as escalas demonstraram avaliar aspectos diferentes sobre a relação, contudo, suficientemente capazes de se relacionarem entre si.
- Repositório do ISPA: Contributos para a ciência abertaPublication . Nunes, Paulo Pinhão; Santos, Ana Patricia; Oliveira, MiguelIntrodução: Todos os anos no mês de outubro, o Centro de Documentação participa com a equipa do Repositório na Semana Internacional de Acesso Aberto, através de um conjunto de iniciativas e atividades. Uma das atividades visa desenvolver um estudo com dados sobre a evolução do repositório institucional. Este estudo é afixado, em formato de póster, durante um ano na sala de informática, depositado no repositório e difundido através do microsite a toda a comunidade académica. Trata-se de uma iniciativa que visa comunicar a importância dos repositórios institucionais de acesso aberto como sistemas de informação no modelo de difusão e publicação de conhecimento científico. Com o presente póster procura-se traçar a evolução e caracterização do repositório do ISPA (2009-2017) e seus contributos para a Ciência Aberta. Objetivo: Partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISPA – Instituto Universitário, no âmbito da difusão da evolução do repositório do ISPA, através de indicadores de desempenho ao nível de conteúdos e utilização. Metodologia: Módulo de estatísticas do repositório do ISPA, através de análise descritiva de indicadores. Resultados: O repositório do ISPA nasceu em outubro de 2009, caracteriza-se por integrar 25 comunidades, 104 coleções e disponibiliza 5.729 documentos (50% artigos de revistas nacionais e internacionais e 40% teses e dissertações de mestrado). O número médio de depósitos por ano é de 636. A análise aos conteúdos permite-nos constatar que, no ano de 2017, foi atingido o número mágico de um milhão de downloads, sendo a maioria – 75% – realizada por países lusófonos: Portugal e Brasil. Os autores que mais artigos disponibilizam no repositório são: João Marôco, Vítor Almada, Isabel Leal e Rui Oliveira. As comunidades que contemplam mais documentos são: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional e Psicologia da Saúde. Na análise à utilização regista-se que os três títulos de artigos com maior número de downloads são: QUAL A FIABILIDADE DO ALFA DE CRONBACH? QUESTÕES ANTIGAS E SOLUÇÕES MODERNAS? (24.130); SPORT SPONSORSHIP: THE RELATIONSHIP BETWEEN TEAM LOYALTY, SPONSORSHIP AWARENESS, ATTITUDE TOWARD THE SPONSOR, AND PURCHASE INTENTIONS (16.401) e ESTUDOS SOBRE A INTERVENÇÃO PRECOCE EM PORTUGAL: IDEIAS DOS ESPECIALISTAS, DOS PROFISSIONAIS E DAS FAMÍLIAS (12.339). Por fim, os três autores de artigos com maior número de downloads são: João Marôco (70.876); Isabel Pereira Leal (34.176) e Teresa Garcia-Marques (33.274). O perfil do repositório do ISPA caracteriza-se por 75% dos documentos estarem em acesso aberto, 20% em acesso restrito e 5% em acesso embargado. Conclusões: A divulgação de estatísticas anuais da evolução do repositório à comunidade académica traduz transparência nos processos e possibilita a monitorização do desempenho realizado pela equipa de suporte na sua gestão e administração. O trabalho apresentado procura contribuir para a importância dos repositórios no Acesso Aberto como nova via de comunicação em ciência. Acreditamos que as palavras-chave «comunicação», «disseminação» e «impactos dos repositórios institucionais» são o presente no futuro, como garantia de qualidade no Acesso Aberto e nos contributos à Ciência Aberta.
- The supervision relationship in psychotherapistsPublication . Oliveira, Miguel; Pazo Pires, António; Serra de Almeida, JoãoA supervisão tem vindo a ser estudada com acrescida intensidade ao longo dos últimos vinte anos, no entanto, a relação de supervisão nomeadamente as suas dimensões têm sido pouco estudadas em psicoterapeutas. Pretende-se estudar as dimensões relacionais Abertura, Desafio, Estrutura, Base Segura, Educação Reflexiva e Suporte da relação. Utilizou-se um questionário em internet ao qual responderam 229 sujeitos portugueses e brasileiros com formação em psicoterapia. Foi efectuada a análise descritiva de alguns dos dados obtidos, análise da validade interna confirmatória e validade convergente referente às dimensões das escalas. Após a aplicação da validade interna confirmatória obtém-se que, de um modo geral, existe concordância entre o modelo obtido e o modelo original, contudo com a exclusão do item 4 da escala S-SRQ. Ambas as escalas demonstraram avaliar aspectos diferentes sobre a relação, contudo, suficientemente capazes de se relacionarem entre si.