Browsing by Author "Monteiro, Ana Filipa"
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- Promoção da competência matemática pré-escolar - Resultados de um programa de intervençãoPublication . Lima, Isabel Abreu; Coelho, Vera; Lobo, Catarina; Castro, Cátia; Gomes, Vanda; Monteiro, Ana FilipaA necessidade de promover a competência matemática das crianças portuguesas é confirmada pelos resultados dos últimos estudos comparativos internacionais, como o PISA. Investigação recente no domínio da psicologia e educação revela que o conhecimento matemático é um domínio essencial do desenvolvimento cognitivo e que as crianças têm, desde idades precoces, capacidades, oportunidades e motivos para adquirir conhecimentos matemáticos espontâneos sem necessidade de ensino formal (Ginsburg, Lee & Boyd, 2008). Sabe-se, também, que desde cedo existem diferenças nos conhecimentos matemáticos das crianças e que estas diferenças apresentam estabilidade ao longo do tempo. Por outro lado, bons resultados em matemática nos primeiros anos da escolaridade aparentam ser os melhores preditores do sucesso escolar futuro (Ducan et col., 2007). Este estudo apresenta o programa “Brincando com a Matemática”, seus pressupostos e conteúdos, bem como os resultados obtidos no Test of Early Mathematics Ability 3 (Ginsburg & Baroody, 2003a) antes e após a implementação do programa com crianças de 4 anos. Participaram 74 crianças e a avaliação incluiu grupo de controlo e experimental, num formato de pré e pós-teste. Os resultados salientam as diferenças estatisticamente significativas encontradas na competência matemática das crianças após a intervenção com o programa. Destaca-se ainda a pertinência de um trabalho pré-escolar sistemático e estruturado que permita não só o desenvolvimento de competências, mas que seja simultaneamente impulsionador de uma atitude positiva face à matemática.
- Representação na linha numérica: Um estudo exploratório em crianças de idade pré-escolarPublication . Abreu-Lima, Isabel; Ligo, Thaís Melo Sousa; Monteiro, Ana FilipaA capacidade de estimar é uma aptidão numérica que se manifesta muito precocemente, estando presente em diversas tarefas quotidianas e envolvendo diferentes tipos de conhecimento (Siegler & Booth, 2004). As crianças em idade pré-escolar têm dificuldades em fazer estimativas, apesar de já apresentarem outras competências matemáticas, como saber contar. Essas dificuldades prendem-se com uma representação inadequada dos números, a qual se vai tornando mais apropriada à medida que a idade e a experiência aumentam. É neste contexto que surge o conceito de linha numérica mental, uma linha imaginária na qual os números são mentalmente colocados quando efetuamos comparação de magnitudes numéricas. As crianças mais pequenas parecem ter representações menos adequadas de magnitudes numéricas, nomeadamente representações logarítmicas, enquanto que as crianças mais velhas e mais familiarizadas com os números recorrem a representações lineares. Este estudo insere-se num projeto mais global que pretende estudar a representação de magnitudes numéricas em crianças de 4 anos e o impacto que diferentes tipos de intervenção de cariz matemático têm na acuidade dessas representações, assim como nos conhecimentos numéricos das crianças. Foram avaliadas 71 crianças de 4 anos, frequentando instituições pré-escolares do concelho de Matosinhos. A avaliação incluiu a tarefa da estimativa da linha numérica (Siegler & Ramani, 2009), na qual se solicita à criança que indique a localização de algarismos (1 a 9) numa linha, bem como o Test of Early Mathematics Ability-3(Ginsburg & Baroody, 2003), que avalia conhecimentos numéricos. Os resultados são analisados em termos da acuidade das estimativas das crianças, em função do sexo e grupo de escolaridade materno e da associação com a idade e os seus conhecimentos matemáticos.