Browsing by Author "Miranda, Guilhermina Lobato"
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- Avaliação do Projecto Integrado para a Prevenção do Abuso Sexual (PIPAS): Estudo preliminarPublication . Alvarez, Maria João; Marques-Pinto, Alexandra; Miranda, Guilhermina Lobato; Melo, R.; Baptista, Vanda; Duarte, B.; Raimundo, R.; Maroco, JoãoNeste artigo apresenta-se um programa de prevenção do abuso sexual implementado na Casa Pia de Lisboa e respectiva avaliação e discutem-se, ainda, critérios para a avaliação de programas. No estudo de avaliação utilizou-se um design longitudinal quantitativo, por questionário, com dois momentos, pré e pós-teste, com seis meses de intervalo entre si. Os participantes (N=188),do 3º ao 6º ano, foram distribuidos aleatoriamente por grupos controlo e experimental, respondendo a um conjunto de questionários considerados adequados para a avaliação das principais competências avaliadas no programa. Os grupos não se mostraram diferentes entre o início e o final da intervenção, mas o papel do colégio e o maior número de sessões contribuiram significativamente para o aumento das competências socio-emocionais dos jovens. Por fim, discutem-se aspectos da aplicação do programa essenciais para a compreensão dos resultados encontrados e fazem-se recomendações sobre práticas de implementação do programa que optimizem a sua eficácia
- Crianças do pré-escolar programam em LOGO: Análise dos efeitos cognitivos de um ano de experiênciaPublication . Miranda, Guilhermina LobatoEste artigo destina-se a apresentar, por derivação da sua inicial forma de tese de mestrado, os resultados de uma investigação empírica sobre a introdução da linguagem LOGO entre crianças do pré-escolar. Pretende-se assim contribuir, com os dados da experiência, para um debate ainda recente entre nós, em que por vezes os argumentos teóricos carecem de adequado fundamento. O objectivo essencial, que na tese revestia a forma de hipótese, consistiu em analisar o impacto de uma particular linguagem de programação no desenvolvimento cognitivo de um grupo de crianças de 5 anos. Ao longo do trabalho, que coincidiu com o ano lectivo de 1987/88, surgiram problemas inesperados e novas pistas que foram seguidas sem prejuízo das preocupações iniciais. Os resultados nem sempre foram concludentes a certos níveis. Mas permitiram circunscrever melhor os problemas e formular interrogaçpões que nos aproximam de respostas mais rigorosas.
- A linguagem logo no pré-escolar: Avaliação de alguns efeitos cognitivos decorrentes da actividade de programaçãoPublication . Miranda, Guilhermina Lobato; Marchand, HelenaInexistente
- Modelo instrutivo 4C/ID : efeitos sobre as abordagens à aprendizagem de alunos do 9º anoPublication . Melo, Mário Marcelino Luís de; Miranda, Guilhermina LobatoResumo: Este artigo tem como principal objetivo apresentar os resultados de uma investigação sobre o efeito da utilização de um ambiente de aprendizagem digital, destinado ao ensino dos circuitos elétricos e construído com base no modelo de Desenho Instrutivo de Quatro Componentes (4C/ID), sobre o tipo de abordagem à aprendizagem adotada por alunos do 9ºano. Constituímos dois grupos: um experimental (nE=76), no qual o tema circuitos elétricos foi ensinado com o ambiente digital (estratégia centrada no aluno) e um grupo de controlo (nC=49), no qual o tema circuitos elétricos foi ensinado com base num método convencional (estratégia centrada no professor). Para caracterizar o tipo de abordagem à aprendizagem adotado pelos alunos usámos o Inventário de Processos de Estudo (IPE) validado para várias amostras da população estudantil portuguesa. Os resultados revelaram: (1) equivalência no pré-teste entre os dois grupos ao nível das variáveis abordagens superficial e profunda; (2) no pós-teste, para o grupo experimental, ocorreu uma diminuição do uso da abordagem superficial e um aumento da pontuação para a variável abordagem profunda, não havendo alterações significativas nestas variáveis no grupo de controlo. A análise dos dados qualitativos da descrição do processo experimental, feita com base em observação das aulas e em entrevistas aos professores, permitiu-nos explicitar algumas características do ambiente de aprendizagem digital, tornando mais clara a interpretação dos resultados. O carácter multidimensional do constructo “abordagem à aprendizagem” evidenciou-se pelos valores de magnitude de efeito, que se mostraram globalmente baixos.