Browsing by Author "Matos, Madalena Neves Carvalho Pedreira de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Como Intervir em Sala de AulaPublication . Matos, Madalena Neves Carvalho Pedreira de; Martins, Margarida AlvesUm dos desafios que se coloca na escola atual é o de responder de forma adequada à diversidade dos alunos que a frequentam pelo que se torna imprescindível desenvolverem-se estratégias de diferenciação pedagógica por forma a que todos os alunos possam desenvolver ao máximo as suas reiais potencialidades. Nos dois primeiros anos do 1º ciclo do ensino básico, a aprendizagem da leitura e da escrita assume uma importância crucial, na medida em que a consolidação das mesmas é essencial em todas as aprendizagens presentes e futuras. Qualquer dificuldade nesta área deverá, pois, ser identificada atempadamente no sentido de se poderem delinear estratégias de intervenção adequadas. O tema do presente relatório “Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: como intervir em sala de aula”, resultou da necessidade de ir ao encontro das dificuldades detetadas no processo de aprendizagem da leitura e da escrita de duas alunas que frequentam uma sala de 2º ano de escolaridade. As pesquisas bibliográficas efetuadas e a prática desenvolvida no âmbito de uma metodologia de natureza qualitativa permitiram ir ao encontro de algumas estratégias de intervenção que se revelaram eficazes no contexto em que este trabalho foi realizado. Importa, porém, realçar que a procura de estratégias adequadas às eventuais dificuldades que os alunos possam revelar no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita deverá ser um trabalho contínuo na prática docente, na medida em que o modo como cada aluno aprende é sempre diferente.