Browsing by Author "Mata, Paulina"
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- Cientistas de palmo e meio: Uma brincadeira muito sériaPublication . Mata, Paulina; Bettencourt, Conceição; Lino, Maria José; Paiva, Marília SousaÀ semelhança do que acontece noutros países a promoção da cultura científica tem sido uma preocupação em Portugal, em particular na última década. A nossa participação, ao longo de 10 anos, em projectos que visam a introdução do estudo experimental da ciência e tecnologia no ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico permitiu-nos reflectir com um grande número de professores sobre o significado do ensino experimental da ciência e tecnologia nestes graus de ensino, adquirir experiência neste domínio e recolher inúmeros testemunhos de professores e crianças. É desta experiência que damos conta neste artigo. No mundo em que vivemos a cultura científica tem que estar presente na escola se se pretende formar cidadãos intervenientes, esclarecidos, responsáveis e com competências profissionais adaptadas à realidade. Sendo a escolaridade obrigatória de apenas 9 anos, e dado que é neste período que a generalidade das pessoas vai adquirir a sua formação científica básica, é importante que esta comece tão cedo quanto possível. Um longo caminho há ainda a percorrer para se alcançar uma integração efectiva e generalizada do ensino experimental da ciência e tecnologia no pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico em Portugal. Para que se consiga alcançar este objectivo consideramos fundamental o investimento num extenso e profundo processo de formação de professores.
- Computadores no ensinoPublication . Mata, PaulinaA evolução acelarada da tecnologia e o desenvolvimento da informática têm tido uma profunda influência no modo de vida actual. Se tivermos em conta todas as potencialidades da informática poderemos mesmo dizer que estamos apenas no início e que as consequências da introdução das novas tecnologias na vida quotidiana são imprevísiveis. De facto, o baixo nível de preços que atingiram actualmente os computadores, assim como o desenvolvimento da tecnologia alcançado, fazem com que a informática comece a estar presente por todo o lado na actividade produtiva e nos serviços, com inúmeros tipos de aplicações e que, apesar de algumas reticências iniciais, ela acabe por ser bem aceite e encarada como um meio de facilitar tarefas e melhorar a produtividade. Paradoxalmente, no que diz respeito ao ensino, o computador como auxiliar pedagógico é ainda muito pouco usado, dificilmente aceite e o seu papel mal compreendido. Pode mesmo dizer-se que o computador só afectou de forma muito marginal e local os métodos e prática do ensino. Existem múltiplas razões que nos permitem explicar tal facto, podendo destacar-se: uma má compreensão do papel da a barreira psicológica da máquina; o receio de que ponha em causa a prática e competência do professor; a falta de programas para ensino e a falta de qualidade de muitos dos existentes; o preço do equipamento não acessível à capacidade financeira da instituição ou do agente de ensino; informática no ensino; a falta de informação. No entanto, parece-nos inevitável que o computador venha a ocupar um lugar de peso como auxiliar pedagógico dadas as suas potencialidades que permitem prever múltiplas aplicações e aproximações extremamente inovadoras.