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Authors
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Abstract(s)
A evolução acelarada da tecnologia e o
desenvolvimento da informática têm tido
uma profunda influência no modo de vida
actual. Se tivermos em conta todas as potencialidades
da informática poderemos mesmo
dizer que estamos apenas no início e que as
consequências da introdução das novas tecnologias
na vida quotidiana são imprevísiveis.
De facto, o baixo nível de preços que atingiram
actualmente os computadores, assim
como o desenvolvimento da tecnologia
alcançado, fazem com que a informática
comece a estar presente por todo o lado na
actividade produtiva e nos serviços, com inúmeros
tipos de aplicações e que, apesar de
algumas reticências iniciais, ela acabe por ser bem aceite e encarada como um meio de
facilitar tarefas e melhorar a produtividade.
Paradoxalmente, no que diz respeito ao
ensino, o computador como auxiliar pedagógico
é ainda muito pouco usado, dificilmente
aceite e o seu papel mal compreendido.
Pode mesmo dizer-se que o computador
só afectou de forma muito marginal e
local os métodos e prática do ensino. Existem múltiplas razões que nos permitem
explicar tal facto, podendo destacar-se: uma má compreensão do papel da a barreira psicológica da máquina; o receio de que ponha em causa a prática
e competência do professor; a falta de programas para ensino e a
falta de qualidade de muitos dos existentes; o preço do equipamento não acessível
à capacidade financeira da instituição
ou do agente de ensino;
informática no ensino; a falta de informação.
No entanto, parece-nos inevitável que o
computador venha a ocupar um lugar de
peso como auxiliar pedagógico dadas as suas
potencialidades que permitem prever múltiplas
aplicações e aproximações extremamente
inovadoras.
Description
Keywords
Inexistente
Citation
Análise Psicológica, 7, 471-480.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada