Browsing by Author "Machado, Mariana de Castro Lopes e Figueira"
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- Jovens e a internet: Uma relação com a perturbação do sono e o bem-estar psicológicoPublication . Machado, Mariana de Castro Lopes e Figueira; Patrão, Ivone Alexandra Martins; Leal, Isabel PereiraDissertação de mestrado apresentada ao ISPA – Instituto UniversitárioA internet tornou-se uma ferramenta essencial para a sociedade, nomeadamente entre os adolescentes. Contudo, cada vez mais se fala do uso problemático da internet (UPI). Um uso que acarreta diversos riscos a nível funcional e relacional para o indivíduo. O presente estudo teve como objectivo analisar a relação entre o UPI, a perturbação do sono e o bem-estar psicológico. Participaram na investigação 2087 adolescentes Portugueses (1040 feminino e 1025 masculino), com idades compreendidas entre os 11 e os 21 anos (M=14.40; DP= 1.96), maioritariamente alunos do ensino básico, que preencheram via online o questionário sócio-demográfico e de acesso à internet (Patrão, 2013); a Generalized Problematic Internet Use Scale (GPIUS-2; Caplan, 2010); a Athens Insomnia Scale (AIS; Soldatos, Dikeos & Paparrigopoulos, 2000) e a versão de 30 itens da Escala de Bem-Estar Psicológico adaptada para adolescentes portugueses (EBEP-30; Fernandes, 2007). Os resultados demonstram haver uma relação positiva com a perturbação do sono (rs= 0.247; p= 0.000) e negativa com o bem-estar psicológico (rs= -0.066; p= 0.003), assim como a perturbação do sono ser um predictor significativo do UPI (β=0.253; t(2062) = 11.846; p= 0.000). Concluiu-se também haver uma relação significativa com certos factores sócio-demográficos e de acesso e uso da internet (meio de residência; retenção; prática de actividade física; idade de início do uso da internet e horas passadas online). Concluiu-se a necessidade de existência de programas de promoção de comportamentos saudáveis online junto dos adolescentes e de discussão da problemática junto dos encarregados de educação e professores
- Jovens e internet: relação com o bem-estar psicológico, Isolamento social e funcionamento familiar.Publication . Patrão, Ivone Alexandra Martins; Machado, Mariana de Castro Lopes e Figueira; Fernandes, Pedro AiresHoje em dia a internet é uma ferramenta que faz parte da rotina diária dos indivíduos, principalmente dos mais jovens, por questões académicas ou de socialização. Sabe-se que o uso problemático da internet (UPI) pode afectar vários campos da vida do indivíduo (e.g. relações sociais; contexto familiar). O isolamento é um indicador de interferências no bem-estar do indivíduo e os jovens que percepcionam pouco suporte social tanto na escola com o seu grupo de pares, como no sistema familiar apresentam uma maior predisposição para o desenvolvimento do UPI. O objectivo geral da investigação foi analisar a relação entre o UPI, isolamento social, funcionamento familiar e bem-estar psicológico em jovens do ensino básico, secundário e universitário. Para o efeito utilizou-se um questionário de dados sociodemográficos (Patrão, 2014), um questionário de acesso e uso da internet, a Generalized Problematic Internet Use Scale (GPIUS2 - Caplan, 2010), a Psychological Well-Being Scale (PWBS - Fernandes, Vasconcelos- Raposo & Teixeira, 2010), a Family Assesment Device (FAD – Epstein, Baldwin & Bishop, 1983) e a UCLA Loliness Scale (Russell, 1996). Os resultados de uma amostra de 1452 jovens portugueses do ensino básico, secundário e universitário (M=15.12; DP=4.035) indicam a relação entre a UPI, o isolamento social e o funcionamento familiar. Existe, por isso, a necessidade de uma intervenção conjunta com todos os atores (i.e. família, escola e jovens) de forma a delimitar-se estratégias adequadas para a promoção do uso seguro e saudável da internet no contexto escolar e familiar.
- Problematic internet use and feelings of lonelinessPublication . Miguel Costa, Rui Costa; Patrão, Ivone Alexandra Martins; Machado, Mariana de Castro Lopes e FigueiraObjectives: Internet addiction or problematic internet use (PIU) has been related to feelings of loneliness and social networking. Research suggests that online communication may cause loneliness. We examined if the association between PIU and loneliness is independent of lack of social support, as indicated by lack of a committed romantic relationship, poor family functioning, and lack of time to interact face-to-face due to time online. Methods: Portuguese adolescents and young adults (N = 548: 16-26 years) completed the Generalized Problematic Internet Use Scale-2, the UCLA Loneliness Scale, and the general functioning subscale of the McMaster Family Assessment Device. They also reported if they had a committed romantic relationship, and if being online did not leave them time to be with partner, spend with family and socialise face-to-face with friends. Results: Social networking was reported as among the main preferences by 90.6% of the females and 88.6% of the males. Perceived loneliness was associated with PIU independently of age and indicators of social support. Conclusions: Evolution created neurophysiological mechanisms to recognize satisfying social relationships based on sensory information and bodily feedback present in face-to-face interactions. These are greatly absent in online communication. Hence, online communication likely engenders feelings of loneliness. Keypoints Problematic internet use (PIU) has been related to loneliness and social networking. Online communication was shown to increase loneliness. Lack of romantic relationships did not explain the association of PIU with loneliness. Poorer family environment did not explain the association of PIU with loneliness. Lack of face-to-face interactions due to time online also did not explain it. Lack of adequate sensory cues and bodily feedback in online contacts might facilitate it.