Browsing by Author "Lucas, Bruna Salgado"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A empatia dos agressores, vítimas e observadores de Cyberbullying e o papel do sexo em jovens portuguesesPublication . Lucas, Bruna Salgado; Patrão, Ivone Alexandra MartinsA tecnologia faz cada vez mais parte do quotidiano, o que pode acarretar riscos para a saúde mental dos jovens. Um desses riscos é a exposição ao cyberbullying numa fase do desenvolvimento onde se testam as competências sociais no grupo de pares. O objetivo principal deste estudo é compreender se o nível de empatia varia em função do agente de Cyberbullying (agressor, vítima, espetadores), e se o sexo interage com o tipo de agente de cyberbullying nos níveis de empatia. Utilizou-se uma metodologia de cariz quantitativo, com recolha de dados por conveniência, online. A amostra é constituída por jovens portugueses entre os 18-30 anos. O cyberbullying foi avaliado através de dois questionários: Questionário de Cyberbullying (CQ_A) (Pinto & Cunha, 2011) e o Questionário de Cyberbullying-vitimização (CBQ-V) (Pinto & Cunha, 2011). A “empatia” foi medida através da Escala de Empatia Básica (BES) (Pechorro, et al., 2018). Os resultados revelam que existem diferenças estatisticamente significativas entre os agentes de Cyberbullying em todas as escalas e subescalas de empatia sendo que as vítimas têm valores mais altos de empatia. Demonstram, ainda, que não existiu uma interação estatisticamente significativa entre o sexo e o tipo de agente de cyberbullying nos níveis de empatia. Por fim, os resultados apontam para a necessidade de se apostar em programas de promoção do uso saudável e ciberseguro da tecnologia, de forma a reduzir os fenómenos associados ao cyberbullying e promover a mudança de comportamentos de risco para o desenvolvimento saudável e para a segurança no contacto com o mundo online.