Browsing by Author "Lopes, Ana Sofia Lourenço de Faria"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Trabalho de projeto no estudo do meio no 1º ano do Ensino BásicoPublication . Lopes, Ana Sofia Lourenço de Faria; Montiel, António LuísO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, que integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Préescolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estabelecimento de ensino onde concretizei a minha prática supervisionada e que potenciou esta investigação, pertence à rede pública e, incidiu numa turma do 1º ano, constituída por vinte e quatro alunos, com idades compreendidas entre os seis e os sete anos de idade. A professora cooperante implementava nas suas práticas educativas, na componente do currículo de Estudo do Meio, o que denominava por Trabalhos de Projeto, em que as temáticas que eram desenvolvidas nestes, eram escolhidas pelo adulto e abordavam sempre os conteúdos mencionados no próprio currículo. Na verdade, a Metodologia de Trabalho de Projeto sempre foi algo que me interessou pelas características que lhe são próprias, permitindo que os alunos desempenhem um papel ativo no seu processo de aprendizagem, desenvolvendo nestes múltiplas competências. Este estudo visa assim, compreender de que forma se pode dinamizar um Trabalho de Projeto, na componente de Estudo do Meio, e ainda, quais os contributos da sua implementação para os alunos. No decorrer desta investigação, a metodologia adotada foi de natureza qualitativa, recorrendo a diferentes instrumentos de recolha de dados: a observação naturalista com registos concretizados no diário de bordo e em grelhas de observação; a recolha documental e entrevistas. A concretização deste estudo e consequentemente os seus resultados, evidenciam a relevância e as potencialidades que a implementação da MTP promove nos alunos: competências sociais, desenvolvimento integral e aquisição de aprendizagens significativas, com maior incidência na componente de Estudo do Meio.